A lei do Brasil + links e livros

sexta-feira, 16 fevereiro, 2007 at 11:37 pm 1 comentário

Hoje, a única lei que é cumprida completamente aqui por nossas terras tupiniquins foi a que ditou o dia do professor. É claro que estou falando da Lei de Murphy:

Tudo aquilo que puder dar errado, dará errado“.

E hoje foi sempre no pior momento. Felizmente à noite verei meus caros alunos da turma 216062 que estarão com certeza prontos a fazer uma bela discussão a respeito dos algoritmos que vimos na aula passada. (Atualização às 20:13 – como se sabe não houve aula…)

Hoje falaremos mais sobre Lógica da Programação. Bastante sobre problemas, soluções e a idéia que governa o mundo: os algoritmos. Na última aula fizemos um cafezinho bem forte. Hoje, acho que vamos fritar uns ovos, trocar umas lâmpadas, atender uns telefonemas, enfim, problemas básios que sirvam de exemplo de como funciona a forma narrativa e descritiva de um algoritmo genérico.

Algumas definições desta idéia que basicamente mudou a matemática moderna e é a base de toda a Ciência da Computação, podem ser vistos aqui, aqui e aqui. E sim, os algoritmos podem mudar o mundo.

**********************

E os livros? Sim, os livros.

Para a disciplina de Algoritmos, os que mais usarei serão estes aqui:

Para a disciplina de Álgebra Relacional, os mais usados serão:

Lembrando que todos os livros estão disponíveis na Biblioteca da Faculdade. Alguns em quantidade bastante razoável para as turmas. Na verdade, alguns como os de banco de dados há o suficiente para toda a turma.

*********************

Bom, agora já é  extamente 18:45 e tenho que ir para a Faculdade. As notas de aula ficarão para amanhã. Estou no trabalho e os planos de curso, junto com a ementa e o conteúdo programático das disciplinas estão no computador de casa. Portanto, só os postarei quando estiver em casa, ou amanhã.

Como Murphy disse, se pode dar errado, dará errado. Neste caso, deu.

Até!

Entry filed under: Crônicas "informáticas".

Links e pesquisas Erro de comunicação!!

1 Comentário Add your own

  • 1. Luiz Gustavo  |  sexta-feira, 23 fevereiro, 2007 às 5:15 pm

    Professor, eu salvei no favoritos, e toh lendo devagarinhos os “aqui, aqui, e aqui”…
    ^^

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Follow Computador de papel: o conteúdo da forma on WordPress.com

Feeds

O Computador de Papel

O computador de papel nada mais é do que a tentativa de "humanizar" o computador, trazê-lo para a fantasia lúdica da realidade, fazê-lo compreendido pelos milhares que o usam, mas não o entendem. Nasceu de minhas viagens intelectuais defronte da tela de fósforo um dia em que ele retrucou-me: decifra-me ou te devoro. Para não ser devorado, ousei decifrá-lo. É também onde posto minhas aulas, meus trabalhos, minhas impressões de um pouco de nada sobre coisa nenhuma. É o local onde falo das minhas paixões, entre elas, a música, o cinema, a TI e a ciência. É um espaço de discussão sobre a realidade do computador, sua influência, seus avanços, o exercício do óbvio que é mostrar a sua importância no e para o mundo. Tem o estilo de seu criador, acelerado, com um tom sempre professoral, tresloucado, por vezes verborrágico, insano, nevrálgico, sem arroubos literários, atônito e contemplativo diante da realidade, apaixonado, livre, feito para mostrar que a TI é antes de tudo, feita por gente!

Estatísticas do blog

  • 151.743 cliques e contando...

Agenda de posts

fevereiro 2007
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728