Sistema de Busca apaixonante… (Wolfram Alfa)

quarta-feira, 27 maio, 2009 at 6:27 pm Deixe um comentário

Eu conheci hoje um sistema de busca viciante e apaixonante (sim, mais do que o Google) chamado Wolfram Alfa. Para mim, que era fãzaço do programa Mathematica, então, nem se fala. O negócio é o seguinte: o Wolfram é visto com mais um google killer, embora, depois de usar bastante o serviço eu concorde com o Tiago Dória de que eles são mais complementares do que rivais, pois a proposta é (bem) diferente.

Entre outras cositas bacanas, com o Wolfram você faz cálculos (de uma complexidade viciante), e responde a perguntas e queries objetivamente e com dados (muuuitos dados). Por exemplo, experimentei a seguinte query no sistema de busca do sistema: “R$ 5400 in dollars”. A resposta: confiram que lindeza de resposta e digam se o negócio não é apaixonante.

O lance do sistema é respostas exatas sem links para páginas onde vc encontraria o conhecimento por si só. Ele me dá a localização exta da estação espacial internacional, o desenvolvimento da série de Taylor para sen^2(x), me mostra a diferença em nível físico-químico entre a cafeína e a aspirina, interpreta notas musicais mostrando as distâncias de tons e semitons entre elas (bom, por exemplo, para transpor os tons de escalas e cifras musicais), desenvolve, por exemplo a integral indefinida de uma função, como, por exemplo: , mostra os terremotos próximos à ponte Akashi-Kaikyō no japão, mostra o clima em Boston em 1998 (e mesmo o de Rio Branco em 2002)um gráfico de crescimento das meninas nascidas em 29 de junho de 2000, informações sobre um icosaedro, dados sobre a cidade que estou morando atualmente e uma INFINADE de outras informações.

O serviço ainda está em testes e as perguntas são sempre em Inglês, mas que as possibilidades (de crescimento e de pesquisas) são fascinantes, isso são. Ah, como bem lebra o Tiago Dória, é sempre bom confrontar os dados oriundos da Internet com outras fontes, sejam elas reais ou virtuais.

Até.

Entry filed under: Cultura geek, Dicas, Links, matemática, Web. Tags: .

Algoritmo de Euclides Evolução dos games

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Follow Computador de papel: o conteúdo da forma on WordPress.com

Feeds

direto do Twitter

O Computador de Papel

O computador de papel nada mais é do que a tentativa de "humanizar" o computador, trazê-lo para a fantasia lúdica da realidade, fazê-lo compreendido pelos milhares que o usam, mas não o entendem. Nasceu de minhas viagens intelectuais defronte da tela de fósforo um dia em que ele retrucou-me: decifra-me ou te devoro. Para não ser devorado, ousei decifrá-lo. É também onde posto minhas aulas, meus trabalhos, minhas impressões de um pouco de nada sobre coisa nenhuma. É o local onde falo das minhas paixões, entre elas, a música, o cinema, a TI e a ciência. É um espaço de discussão sobre a realidade do computador, sua influência, seus avanços, o exercício do óbvio que é mostrar a sua importância no e para o mundo. Tem o estilo de seu criador, acelerado, com um tom sempre professoral, tresloucado, por vezes verborrágico, insano, nevrálgico, sem arroubos literários, atônito e contemplativo diante da realidade, apaixonado, livre, feito para mostrar que a TI é antes de tudo, feita por gente!

Estatísticas do blog

  • 118,174 cliques e contando...

Agenda de posts

maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: