Respondam-me: Sistemas de Informação é um curso difícil?

terça-feira, 3 abril, 2007 at 12:52 pm 188 comentários

Ontem (03/04), um aluno me disse depois de uma aula que estava abandonando o curso. Fiquei curioso, claro, e perguntei o motivo de tal desistência. Qual não foi minha surpresa quando ele disse que era porque o curso era “difícil”, que se “precisava estudar muito”, que o “índice de desistência e repetência era alto” e que tinha muito cálculo. Isso depois de ter estudado um ano e meio do curso.

Claro que eu fiquei consternado, afinal, é a minha área e eu sou apaixonado por ela. Mas isso me fez ir para casa pensando as razões do aluno.

Primeiro, o motivo de que precisa estudar muito não me convence, pois, que área do conhecimento humano não se deve estudar muito para se formar? Medicina? Direito? Educação Física? Química? Biologia? Física? Não acredito. Todos os campos do conhecimento são vastíssimos e a produção científica cresce exponencialmente a cada ano, portanto, para ser um bom profissional temos que estudar muito em qualquer área, principalmente Sistemas de Informação.

Isso leva à regra de ouro do aluno de Sistemas de Informação ( e de qualquer curso): Há três princípios para ser um bom aluno: estudar, estudar e estudar. E quando terminar, continuar estudando. Portanto, esse não pode ser o motivo. Afinal, em qualquer curso se estuda muito. Isso, se o camarada quiser ser um bom profissional.

“O curso é difícil”. Tá certo. Mas e medicina, não é? Imaginem só: o corpo humano tem quilômetros de vasos sangüíneos, trilhões de células, bilhões de neurônios, milhões de divisões, centenas de órgãos, sistemas, aparelhos tudo com uma nomenclatura incompreensível para a maioria dos mortais. E direito. No Brasil só de Legislação Tributária há dezenas de milhares de Leis. Fora Constituição, CP, CPP, Legislação do Trabalho, dos Servidores, Código Civil, enfim. Eu não conheço nenhuma área do conhecimento “fácil”! O conhecimento exigido atualmente é imenso em qualquer área e a interdisciplinariedade é quase uma obrigação. Portanto, não pode ser isso.

A desistência no começo é normal em qualquer curso. Afinal, escolher uma profissão com 16, 17, 18 anos é extremamente difícil. E a reprovação é conseqüência direta da quebra da regra de ouro do aluno. Portanto, não é isso.

“Tem muito cálculo”. Sim,  temos que fazer umas continhas. Nada muito complicado ou muito além do que necessitamos no dia-a-dia. Excetuando-se a Álgebra Linear e o Cálculo, não temos nada muito diferente do que já estávamos acostumados no segundo grau. Agora, Matemática é uma área absolutamente necessária para qualquer cidadão em qualquer época. A Matemática é o que possibilitou o desenvolvimento humano e a toda a teconologia que dispomos hoje. Sem ela, nada disso que temos existiria. Na verdade, acho que temos pouca matemática no curso de SI. Isso mesmo, pouca. Só temos nos dois primeiros anos. A Matemática é necessária para “pensarmos melhor”, aprimorarmos a lógica, apefeiçoarmos o entedimento analítico de um problema e compreendermos de forma mais eficiente alguns conceitos abstratos da TI. Os alunos de Ciência da Computação têm muito mais Matemática e isso não faz o curso ter mais ou menos candidatos desistentes do que outros cursos.

Enfim, não é isso. Portanto,  a única conclusão que posso chegar é que quem desiste do curso depois de cursar um ano e meio é porque ainda não havia se decidido quando iniciou. O que vocês, alunos, acham?

Ganhar dinheiro fácil no Brasil, sem estudar, só tem um jeito: ou vira político ou traficante (ou os dois!! rsrs). Na verdade temos uma quantidade imensa dos dois em “nosso país”, e talvez esse seja o problema….

Abs.

Entry filed under: Crônicas "informáticas".

Enfim, criando algoritmos no computador Notas de Aula 7, 8 e 9

188 Comentários Add your own

  • 1. Hernane Filho  |  terça-feira, 3 abril, 2007 às 1:35 pm

    Mandou muito bem o verbo professor to contigo!!!!

    pra ser bom tem q estudar de qualquer maneira!!!

    abrass

    Curtir

    Responder
    • 2. Danielle  |  quinta-feira, 10 maio, 2012 às 1:43 pm

      Levantou até o meu astral de estudar e ter mais foça e coragem pra prossegiuir…estou contigo professor, pois sem esforço não chegaremos a lugar nem um!!!

      Curtir

      Responder
      • 3. edkallenn  |  quinta-feira, 10 maio, 2012 às 3:24 pm

        Que bom Danielle!
        Fico feliz em ter levantado seu astral para os estudos.
        Sucesso e volte sempre que precisar de ajuda!
        Abs.

        Curtir

      • 4. Mayara  |  quarta-feira, 23 maio, 2012 às 10:10 am

        Com certeza sem esforço não alcançamos nada, eu faço Direito e estou migrando para SI, pois mesmo com mt vontade de terminar o curso não encontro realização na área que estou me formando…SI é diferente? TOTALMENTE, saindo de humanas para exatas, estou com receio dos calculos e afins, pois não utilizo essas ferramentas ha muito tempo, mas quando realmente gostamos de algo a gente continua apesar das dificuldades!

        Curtir

      • 5. edkallenn  |  quarta-feira, 23 maio, 2012 às 3:14 pm

        Parabéns Mayara,

        Torço muito pelo seu sucesso!

        Curtir

      • 6. Filipe José  |  sexta-feira, 31 agosto, 2012 às 5:11 pm

        Professor, eu amo computação mas tenho uma dúvida. Curso o 3 ano do Ensino médio e ano que vem vou entrar pra Ciência da computação na Universidade Univali – SC. Cai muitos aqueles códigos de web designer pra criar sites neste curso? Eu não suporto aquilo, hehe.

        Curtir

  • 7. Gustavo Grasso  |  terça-feira, 3 abril, 2007 às 1:52 pm

    osmose? só em xarope de sacarose. ai8ahe89hae098aehae

    “Seja realista, faça o impossível.” (Estudantes Franceses em 1968)

    Curtir

    Responder
  • 8. Diógenes  |  terça-feira, 3 abril, 2007 às 3:03 pm

    Creio que só depende do aluno não é mesmo.
    porém é um curso muitoooo complexo!!

    Curtir

    Responder
  • 9. Susana Ortiz xD~  |  quarta-feira, 4 abril, 2007 às 10:26 pm

    Realmente.. estudar, estudar e estudar… seja em qualquer curso…
    E me fez pensar também… eu gosto sim do curso xD e vou até o final \o/
    heheheh..
    see you teacher xD

    Curtir

    Responder
  • 10. Mateus Alexandre  |  quinta-feira, 5 abril, 2007 às 5:59 pm

    Fala profesor!
    O q eu vou perguntar aqui é outra coisa.heheh
    qual é o teu e-mail mesmo ein?
    eu já estou com os exercicios q eu deixei de entregar ontem dia 4 e não consigo lhe enviar por que não achei o seu e-mail…
    Em fim, foi a unica forma q achei pra resolver o problema.

    mateuschines@gmail.com
    falow professor…asim q vc mi responder eu lhe envio!

    Curtir

    Responder
  • 11. Mateus Alexandre  |  quinta-feira, 5 abril, 2007 às 6:18 pm

    já descubri professor!
    pode apagar esse post se quiser…falow!

    Curtir

    Responder
  • 12. Rafael Gomes Garrafiel  |  sexta-feira, 6 abril, 2007 às 12:56 pm

    O que é mais complexo??? Lidar com a máquina que só executa o que mandamos ou lidar com seres humanos que podem tomar suas próprias decisões??? Por esse motivo não acho o curso de SI complexo…
    Mas sim um curso que ajuda a desenvolver a massa encefálica que está dentro de nossas cabeças….

    Curtir

    Responder
  • 13. edkallenn  |  domingo, 8 abril, 2007 às 10:43 am

    O email é: edkevan@gmail.com

    Rafael, para mim, é muito mais complexo lidar com as pessoas (e muito mais emocionante tb), mas amo as máquinas e por isso sou um escovador de bits no trabalho.

    Mateus, que bom que decidiu. Susana, espero que tenha realmente feito vc pensar.

    Abs a todos e até a semana de prova.

    Ed.

    Curtir

    Responder
  • 14. thiago cavalcante  |  terça-feira, 17 abril, 2007 às 8:20 am

    pra falar a verdade o curso so fica dificil pra quem nao estuda….tudo na vida so é dificil quando estamos com o pensamento voltado ja pra derrota. ou seja . há nunca vou conseguir …o curso e meio complicado e tbm depende de esforço e com isso acabamos que toda vez relachando de vez e deixando os pensamentos levram em conta q nao vamos mesmo conseguir pq o curso e deficil….. MAIS assim como a palavra de Deus diz ! filipensses 4:13 ” posso todas as coisas em crsto que me fortalece” vou continuar sempre em frente buscando aprender cada dia mais e me esforçando pra estudar….!

    sem mais………

    abraço e fica com Deus

    Curtir

    Responder
  • 15. Thiago Costa Da Silva  |  quarta-feira, 18 abril, 2007 às 8:45 pm

    Pooooo essa pergunta se o curso é difícil, Cara o curso em sí aparentemente é mole mas para se tornar competitivo nessa área não basta somente este curso de sistemas, temos que buscar informações fora da facul.

    abração

    Curtir

    Responder
  • 16. Patricia  |  terça-feira, 8 maio, 2007 às 9:17 am

    Estou no 2º ano de sistemas de informação , a maioria das pessoas tem dificuldade e acha o curso muito dificil por não terem tido um base escolar reforçada, e o pior não terem o hábito por leitura tendo como coseqüência a vontade de não estudar todos os dias , sei lá vai de cada a facilidade…
    bjs

    Curtir

    Responder
  • 17. edkallenn  |  quarta-feira, 9 maio, 2007 às 5:11 pm

    Patricia,

    Obrigado pela visita ao blog e obrigado por comentar.
    Na verdade, o problema da base escolar é, infelizmente, equânime em
    praticamente todos os cursos.

    O ensino brasileiro nunca esteve em níveis tão baixos e eu que fui
    professor particular durante seis, sete anos sei bem disso. É uma pena que o estudante tenha que ir atrás do tempo perdido na faculdade, mas é o que ocorre.

    Os melhores alunos acabam esforçando-se e buscando o conhecimento que lhes falta por si próprios, já os demais,…

    Abs e volte sempre.

    Curtir

    Responder
  • 18. Tiago Mac  |  quinta-feira, 14 junho, 2007 às 12:22 am

    Eu cheguei nesse blog enquanto procurava por desistência no curso de ciência da computação, é espantoso como tenho visto colegas meus que até gostam de informática desistirem por achar o curso “difícil”…
    porem eu vejo que os alunos de S.I conseguem reclamar ainda mais. já fiz trabalhos para amigos que cursam S.I e foram coisas realmente simples, bastava poucos minutos de estudo e a pessoa já estava Phd no assunto e ainda assim conseguiam reclamar…
    eu reclamo da matemática no meu curso, talvez por ser apaixonado por programação eu sinto uma certa facilidade em aprender, agora matemática realmente dói e já foi motivo de pensar em desistir várias vezes. como diria Aldous Huxley, esse modelo acadêmico em que estamos submetidos não vai dar muito certo…

    Curtir

    Responder
  • 19. edkallenn  |  quinta-feira, 14 junho, 2007 às 4:33 pm

    Caro Tiago,

    Em primeiro lugar, obrigado pela visita. Seja sempre bem-vindo e comente à vontade.
    A questão é: SI não é um curso mais ou menos difícil do que os outros e a Matemática, bem, a meu ver, como professor, ela é mais do que necessária. Ela é essencial. Talvez, vc não concorde, mas já vivi situações profissionais onde um pitaco de Matemática me salvou de apuros.

    Claro que não é toda a matemática que é importante para o curso de SI e correlatos, mas a Matemática Discreta é essencial. Lógica de predicados, algoritmos, grafos, recursão, funções, indução e teoria dos números, enfim, é tudo essencialmente útil.

    Digo isso, pois quando tava na faculdade tive que aprimorar bastante meu conhecimento matemático para entender a beleza e a praticidade de certos conceitos.

    Curtir

    Responder
  • 20. Suzanne - São Luís-MA  |  sábado, 19 abril, 2008 às 5:19 pm

    Hello people!!!!

    Bom, cheguei a esse blog procurando por um tema pra minha monografia (é gente tô no 7º período de S.I !!! Eu vou conseguir!). Comecei colocando no google “Papel do profissional de S.I”, pois, estou pensando em abordar algo sobre esse assunto +++++++++++++++++++++++ se alguem tiver uma sugestão….será muito bem vinda!

    Realmente tbm já pensei em desistir do curso devido às cadeiras de programação….eu tento + ñ consigo entender!

    É isso, aguardo comentarios, fui!

    Curtir

    Responder
  • 21. tiago  |  quarta-feira, 14 maio, 2008 às 7:39 am

    e normal ser reprovado no bimestre curso sistema de informaçao ?

    Curtir

    Responder
  • 22. jailson tormes  |  sexta-feira, 19 setembro, 2008 às 3:01 pm

    de fato, escolhoer uma area para desenvolver-se profissionalmente, e critico quando se tem dezoito anos, eu por exemplo estudo sobre esta area profissional (si) ha algum tempo, pesquiso sobre tudo que envevolve o curso, tenho certeza que gosto de calculos e maquinas mas mesmo assim, as vezes me da um “frio na barriga” em pensar que ainda sim, essa pode ser uma escolha errada !!!

    Curtir

    Responder
  • 23. Leonardo  |  sexta-feira, 26 setembro, 2008 às 12:52 pm

    Oláa, Meu nome é Leonardo e tenho 17 anos. Em primeiro lugar devo lhe dar parabéns pelo blog, muito interessante. Estava na Internet pesquisando sobre o curso SI pois queria saber sobre o que se aprende nele pois gosto muito de informatica, achei esse blog por acaso. Eu não gosto muito de matematica, mais sei que ela é muito importante e acho que você está certo quando fala sobre um aluno desistir do curso pelo simples fato de ele ser “dificil”. Pretendo prestar vestibular para SI no final do ano e espero me sair bem. Abraçoo

    Curtir

    Responder
  • 24. Diego  |  quarta-feira, 10 dezembro, 2008 às 4:00 pm

    olá, meu nome é Diego vou começar a facul no 1º semestre
    do ano de 2009, queria que vcs me desse aas opiniões de vcs
    sobre o curso de sistemas de informações, como que é, como que está em relação ao mercado de trabalho?
    emfim dicas para um virgem nessa área vamos se dizer.
    obrigado aqueles que que me corresponderem.

    Curtir

    Responder
  • 25. Vinícius  |  sexta-feira, 26 dezembro, 2008 às 6:54 pm

    Tenho 18anos, acabei de formar, e estou na dúvida se faço um técnico, ou já me ingresso na faculdade, que seria S.I. Prentendo fazer o técnico antes, pra adquirir mais experiência e maturidade antes de ingressar na faculdade. Qual sua opinião professor?

    Obrigado!

    Curtir

    Responder
  • 26. Gianniny Maramaldo  |  sábado, 31 janeiro, 2009 às 3:01 pm

    Obrigado professor você tirou uma dúvida da minha cabeça,
    eu realmente tava me sentindo insegurom, pois ja haviam me dito que era muito difícil!!!!
    mas graças ao senhor percebi que talvez não seje tanto!!!

    obrigado!!!!

    Curtir

    Responder
  • 27. ana paula  |  quinta-feira, 12 fevereiro, 2009 às 5:39 pm

    alguem pode me responder quantas dezenas sao 8 centenas.

    Curtir

    Responder
    • 28. Edivan  |  quinta-feira, 24 junho, 2010 às 11:10 pm

      80 dezenas 🙂

      Curtir

      Responder
  • 29. michelle  |  quarta-feira, 25 fevereiro, 2009 às 2:16 pm

    Oi..
    comecei o curso agora realmente
    odeio matematica mas adoro tudo q envolvi
    informatica, sou instrutora de informatica e achei o curso de ssitema de informação mais facil..
    sempre fui muito ruim em matematica vocês acham que eu fiz uma
    eschola certa??

    Curtir

    Responder
  • 30. Sueliu Fernandes Cunha  |  quarta-feira, 18 março, 2009 às 1:57 pm

    Boa Tarde!
    Tava eu pesquisando sobre exercicios de algoritmo na net e acabei parando aqui neste site, que achei excelente!
    Queria saber porque a maioria no curso de SI são homens, será que há uma preferencia no mercado de trabalho?
    Tenho 34 anos e também tenho dúvidas se vou ter dificudades pra ingressar no ramo, sendo que me formarei com 38 anos.
    Pensei em desistir do curso, mas descobri que com um pouco de esforço e muito estudo vou conseguir.
    Não quero ser uma profissional limitada, e já me inscrevi em um ótimo curso de inglês. Abraços ! Sueli.

    Curtir

    Responder
  • 31. Gelielson  |  sábado, 11 abril, 2009 às 8:40 pm

    Olá Professor Tudo Bem, meu nome é Gelielson, Estou cursando ” SI ” apenas estou no 4° mês da minha faculdade, queria que o Senhor passase alguma dúvida a relação de Sistema de Informação…vou deixar o meu e-mail: dutra_auzier@hotmail.com quero trocar algumas informaçães, a relação a tudo! por favor Professor entra em contanto comigo! vou lhe guardar! Fica com Deus!

    Curtir

    Responder
  • 32. Larissa  |  quarta-feira, 5 agosto, 2009 às 8:29 pm

    Oi prof ! Tudo bem, vou começar o curso de SI na semana que vem e gostaria de saber se o curso é muito difícil, já que sou leiga no assunto e que até hoje só tenho curso de informática básica mesmo…
    Estou muito anciosa , gostaria de saber detalhes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijo ;D

    Curtir

    Responder
  • 33. Paulo Henrique  |  quinta-feira, 24 setembro, 2009 às 8:28 pm

    Ola Prof … Tenho 18 anos me inscrevi para o vestibular 2010 para SI, tenho um conhecimento basico sobre informatica estou muito afiim de cursar e me empenhar no Curso .
    Gostaria de saber se com sua experiencia vou ter muita dificuldade no começo do curso ?

    Curtir

    Responder
    • 34. edkallenn  |  sexta-feira, 25 setembro, 2009 às 3:40 pm

      Ola Paulo,

      em primeiro lugar obrigado pela visita. Tudo dependerá de vc mesmo. Do nível de esforço que vc empenhará nos estudos. Não desanime qdo surgirem as dificuldades, pois elas virão neste ou em qualquer curso que vc cursar. Mas espero que tudo dê certo. Estou torcendo por vc. Qualquer coisa, me manda um email. Abs

      Curtir

      Responder
  • 35. Luis Gaspar  |  sábado, 26 dezembro, 2009 às 7:32 am

    Olá Professor;

    Agradeço pelo blog , tenho 34 anos , sou tecnico em eletronica industrial , agora vou cursar bacharelado em sistema de informações , quero saber se esse curso contém muitos cálculos complexos ou a base dele é mais conceital .
    att;
    Obrigado

    Curtir

    Responder
    • 36. edkallenn  |  terça-feira, 12 janeiro, 2010 às 10:59 am

      Uma mescla dos dois. A matemática, como vc bem sabe, é fundamental para assimilar conceitos e nomenclaturas novas. Vc pode ser um bom profissional ou um excelente profissional só depende de vc e da dedicação que vc demandará na assimilação dos cálculos e conceitos.
      Agora, na minha opinião, os cálculos não são tão complexos assim. No meu curso, por exemplo, fiz até o Cálculo III, como matéria optativa (Cálculos I e II eram obrigatórios), e o máximo que vimos foi integrais duplas, triplas, vetoriais e integrais de superfície (pelo que lembro agora), nada muuuuito assustador. Um pouco de Álgebra linear (focado mais em vetores e matrizes) e álgebra simples e um pouquinho de matemática discreta. Como disse, nada que assuste.
      Abs.

      Curtir

      Responder
      • 37. Ademir Giraldelli  |  terça-feira, 12 janeiro, 2010 às 11:41 am

        Boa tarde!

        Nossa, não esperava que a resposta viesse tão rápida, agradeço muito pela atenção ao meu comentário e mais ainda pelo incentivo.

        Como eu disse, esse é meu tempo disponível, 1 ou 2 horas diárias… tipo 1 hora de almoço e 1 hora entre o trabalho e a facul.

        Quanto ao curso, acredito que como dito no seu post, existe dificuldades em todos os cursos. Talvez a palavra “conhecimento” responda por si só o que ela significa e não é necessário definições complexas.

        Quanto ao meu perfil… bem, não sei se eu faço o melhor que se pode fazer, mas eu garanto que faço o melhor que posso, não fico com frescuras e criando obstaculos onde não existe. Pra mim, algo sempre vai mais alem do que parece.

        Optei por Sistemas de informação porque como disse sou apaixonado por tecnologia, mas eu quero lidar direto com elas, não quero ficar enfiado em uma pesquisa afim de desenvolver algo novo, tipo o campo de pesquisa que geralmente o pessoal de Ciencias da Computação costumam fazer, afim de se inventar algo que ainda não existe (talvez essa seja uma definição grosseira, mas acredito que você entende o que eu quero dizer …. rsrsrs….).
        Quero ver o sistema rodando, quero aprimorá-lo no que for possível (claro desde que eu esteja capacitado pra isso). Alem do que, tenho um grande interesse tambem pela área de segurança de informação.
        Como ainda não conheço totalmente como as coisas se aplicam, e não consigo momentaneamente relacionar os nomes da disciplinas com sua atuação prática. Obrigado pela diga sobre as matérias, porque eu me interesso sim pela parte de Engenharia de software.

        Bom fico por aqui e mais uma vez agradeço a atenção.

        Desde já digo que agora serei mais um leitor de seu blog, espero sempre ver atualizações por aqui! =]

        flw…. abrassss

        Curtir

    • 38. edkallenn  |  quarta-feira, 28 abril, 2010 às 8:43 am

      Tem um pouquinho dos dois caro Gaspar. Boa sorte e bons estudos.

      Curtir

      Responder
  • 39. Ademir Giraldelli  |  terça-feira, 12 janeiro, 2010 às 10:10 am

    Opa!
    Cara achei seu blog no google quando eu estava pesquisando sobre as dificuldades do curso de Sistemas de Informação. Pelo que vejo é um assunto que nunca vai acabar considerando que, o post é de 2007 e ja estamos em 2010.

    Bem, como na maioria das pessoas minhas dúvidas são em relação as matérias que envolvem matemática. Não que eu tenha medo, mas tenho um certo “receio” pelo fato de trabalhar o dia todo, e ter que cursar SI a noite (ou seja, não aguentar o “tranco”). Tempo mesmo só no intervalo do trabalho e finais de semana. Levei muito tempo pesquisando (…fiz até um teste vacacional com uma psicóloga) pra decidir qual seria o curso. Decidido: Sistemas de informação!. – DÚVIDA: A parte da matemática da pra levar numa boa com bastante dedicação nos fins de semana e 1 ou 2 horas por dia? Mesmo trabalhando o dia todo?

    Trabalho como orçamentista no setor de construção civil, ja trabalhei em outras áreas. E notando grandes necessidades de um bom sistema para gerir o mercado de trabalho, me identifiquei totalmente com está área. É isto que quero! Além do fato de que sou apaixonado por tecnologia – Tudo que for “high tech”, mesmo que eu nunca possa adquiri-lás, eu tenho sede de saber como elas funcionam/pra que serve/como se utiliza/o que mais se pode fazer com elas/etc.

    Ja faz um tempo que sai da escola, to meio “enferrujado” em matemática. Na escola sempre optei milhares de vezes por matemática/física/química ao invés de português/literatura/redação (odeio letras… sou mil vezes números).

    Dá pra levar numa boa mesmo estando enferrujado? Quero dizer… mesmo fazendo tempo que sai da escola, da pra começar do zero na facul e ir se dedicando pelo conteúdo programatico oferecido pela instituição?

    Por fim, as mesmas situações considerando o quesito “dedicação” é válida para as matérias do tipo, lógica e algoritimos?

    Começo a cursar em fevereiro. Estou postando mesmo, porque queria a opinião de alguem nesta área.

    Desde já, agradeço a atenção.

    Curtir

    Responder
    • 40. edkallenn  |  terça-feira, 12 janeiro, 2010 às 10:47 am

      Oi, obrigado pela visita e pela escolha do curso.

      Vc me parece dedicado. Se eu estiver correto na minha avaliação, sim, é possível você conciliar o trabalho com o estudo. Quando lecionava em SI (estou morando no interior e não tem facul!) eu trabalhava o dia inteiro, das 9 às 19:00 e lecionava das 19:30 às 22:10 de segunda à sexta. No sábado lecionava em um cursinho. E conseguia conciliar. Ou seja, com a dedicação que vc escreveu no post (1 ou 2 horas diárias) é suficiente.
      Para o seu perfil é aconselhável nas disciplinas optativas escolher aquelas voltadas à área de lógica/programação/firmware e outras mais identificadas com a engenharia de software/sistemas.
      Bons estudos e tenho certeza que vc conseguirá.
      Abs.

      Curtir

      Responder
  • 41. William  |  quinta-feira, 4 março, 2010 às 11:52 pm

    Olá Professor blz
    tenho 17 anos e estou na dúvida , gosto muito de informática , mais odeio matemática pensei em cursar Tecnologia em Redes de Computadores ou Sistemas para Internet ambos 2/5 anos de duração. e com pouca matemática.
    Esses cursos de tecnologia são bem reconhecido no mercado ?
    vale a pena cursar ?

    Um abraço
    muito maneiro o blog 😉

    Curtir

    Responder
    • 42. edkallenn  |  quarta-feira, 28 abril, 2010 às 8:41 am

      Se vc quer buscar uma profissionalização rápida, sim, são boas apostas. Só não esqueça de complementar posteriormente seus estudos.

      Curtir

      Responder
  • 43. aroldo  |  segunda-feira, 19 abril, 2010 às 9:07 pm

    Tbm estou para largar o curso de SI, sou péssimo em matemática e odeio matemática, eu deveria ter pesquisado mais sobre esse curso me dei mal >_>

    Curtir

    Responder
    • 44. Mateus  |  segunda-feira, 31 maio, 2010 às 11:48 am

      Bom estou terminando o 3 semestre de SI e vou trancar, vou passar para engenharia civil, pois quero ter meu negocio proprio e na area de softwares existem muitos peixes grandes ja, e o mercado esta muito solido, e umas das areas que mais me atrai é a eng civil.

      mas nao nego as vezes penso q sou loco trocar uma area com alto nivel de empregabilidade por uma que tem o futuro incerto..

      é uma decisão muito dificil..

      Curtir

      Responder
  • 45. Iago  |  quarta-feira, 21 julho, 2010 às 8:33 am

    gente tenho 16 naos e to pensando em fazer mais … acho dificil , tenho medo…. me ajudem

    Curtir

    Responder
  • 47. DARLEI  |  quarta-feira, 18 agosto, 2010 às 4:42 pm

    olá prof: confesso que fiquei um pouco assustado com a matemática no 1 semestre, mas achei que era devido a péssima educação que tive no ensino público. tranquei por motivos pessoais, e pretendo voltar, mas acho que o meu conhecimento em matemática seja insuficiente para o curso.

    fazer curso de matemática por fora e fazer faculdade de sistema seria uma saída???

    Curtir

    Responder
    • 48. edkallenn  |  quarta-feira, 18 agosto, 2010 às 6:58 pm

      Caro Darlei,

      Não se assuste tão facilmente com a Matemática dos períodos inciais. Ela é extremamente necessária para que o seu raciocínio lógico e liberdade comptucaional se expandam. Um cursinho de matemática desses para concursos talvez ajude pela praticidade e rapidez no assimilamento dos conteúdos. Bons estudos!

      Abs.

      Curtir

      Responder
  • 49. fael  |  domingo, 12 setembro, 2010 às 11:41 pm

    Curso sistemas de informação, sou do quarto semestre ja estou na metade do curso praticamente, acho que somente quem conhese o curso pode criticar sua dificuldade, o motivo do elevado numero de desertores do curso ^^, olha creio que o curso é foda por que vc tem q conheser todas as areas praticamente um pouco, um medico, um advogado, sistemas de defesa do pais, se vc chegar para alguem formado pedir um sistema e pedir assim assado, ele sabera tudo que vc presisa por que ele sabe o que vc presisa por q ele estudo pra isto, SI é muito mais que calculo e algoritmos de programação, é saber de tudo, claro que depois que vc se forma vc se espesialisa em alguma area, SI é diferente dos outros cursos. o dificil é estudar em todas as areas ao mesmo tempo, sacas?

    Curtir

    Responder
  • 50. Pedro  |  domingo, 31 outubro, 2010 às 1:16 pm

    Olá prof. tudo bom? então eu tenho 16 anos, já passei no vestibular e já paguei a 1ª mensalidade do curso de S.I (ou seja, eu vou). Mas eu realmente estou com muita dúvida se é isso que eu quero, estou morrendo de medo, vejo que muita getne desiste e tal. Confesso que minha matemática é ruim e meu raciocínio de fazer contas de cabeça, por exemplo, é bem lerdo, porém o que está me motivando é a informática e o amplo mercado de trabalho. Eu realmente estou muito confuso, uma sensação estranha que eu nunca passei por isso, tenho medo de entrar numa “cilada”. Por favor prof, me ajude quanto a este curso, será mesmo que devo cursar ou esperar por mais 1 ano? Obrigado

    Curtir

    Responder
    • 51. edkallenn  |  quarta-feira, 3 novembro, 2010 às 8:53 am

      Olá Pedro,

      Parabéns pela aprovação. O primeiro passo já foi dado. Acho que vc deve sim tentar o curso para definir suas prioridades. Sua juventude é uma qualidade, entretanto, suas definições sobre o futuro podem ainda não estarem amadurecidas. Ser bom de conta “de cabeça” não influi em sua aptidão matemática. Há muitos matemáticos famosos que contribuíram sobremaneira à matemática e, contudo, não eram tão bons assim em contas “de cabeça”. Poincaré que o diga. Eu mesmo não sou tão rápido assim em contas “de cabeça”. POrtanto, desencane. Isso não lhe atrapalhará. Então a dica é: converse com mais pessoas que vc conhece que cursaram SI, que desistiram, que se formaram, enfim, embase sua opinião em fatos concretos como o mercado de trabalho tb. UMa coisa eu digo: Vc não se arrependerá!
      Abs.

      Curtir

      Responder
  • 52. douglas  |  quarta-feira, 1 dezembro, 2010 às 5:59 pm

    olá professor, eu tenho 17 anos e sabado dia 4 dezembro irei prestar o vestibular para SI. E muitos me falaram que é super dificil e exige muita matematica, e eu sou muito ruim em matematica e gostaria de sua opinião é muito dificil mesmo? será que pelos cursos que eu tenho podera me ajudar na faculdade eu tenho: informatica basica, programação de delphi, redes,excel, técnico de harduare,fotoshop,coreal drive,linux e outros básicos. Por favor estou esperando resposta. Eu gostaria muito de saber a sua opinião

    Curtir

    Responder
    • 53. edkallenn  |  quarta-feira, 1 dezembro, 2010 às 6:26 pm

      Acho que pelos cursos que vc fez não há dúvidas: Sistemas de Informação é o curso para você. Sim, há uma pequena dose de matemática, mas acredite me: com um pouquinho de esforço vc a supera (sempre lembrando que, embora não pareça, ela é de fundamental importância para o desenvolvimento do curso). Não, o curso não é “muito difícil”. Tem uma curva de aprendizado semelhante a outros (talvez até menor que seus primos da área de exatas). Com esforço e um pouco de afinco vc tirará de letra. Como vc tem muitos cursos na área isso deve ajudá-lo. Boa Sorte e volte sempre.

      Curtir

      Responder
  • 54. Gabriel  |  domingo, 26 dezembro, 2010 às 4:30 am

    estava pesquisando na internet sobre o curso de SI da FTC de Salvador e acabei encontrando esse maravilhoso site. realmente ele é uma luz no fim do túnel. como a maioria aqui, tenho muitas dúvidas sobre meu futuro profissional, a pressão é grande.
    estudei toda a minha vida em escola pública, por isso vou ter dificuldade na faculdade, sem dúvida alguma!
    quanto a matemática, particularmente gosto de cálculos, queria saber se você, professor, poderia me dizer quais os principais assuntos de matemática abordados no curso de SI, para eu poder dar uma pesquisada e saber se dou conta.
    Desde já agradeço.

    Curtir

    Responder
    • 55. edkallenn  |  segunda-feira, 27 dezembro, 2010 às 6:25 am

      Oi Gabriel, que bom que vc gostou. Vou atualizar mais em 2011, I promise. Quanto à matemática, a grande maioria dos conteúdos de SI e da área da computação é a matemática discreta, embora tenha tb um pouco de Cálculo, Estatística e Álgebra, mas nada que vc não consiga tirar de letra com um pouquinho de esforço.
      Abs.

      Curtir

      Responder
  • 56. Lidiane  |  terça-feira, 11 janeiro, 2011 às 3:28 pm

    Gente, esse site tá sendo uma luz no fim do túnel, estou igual as pessoas aqui, insegura e com medo de entrar numa “cilada”, sempre amei informática, mais nunca fui boa em matemática, não é q eu não goste, na verdade meu ensino médio foi muito fraco nessa matéria. Tenho 21 anos, queria saber se é mais complicado arrumar trabalho nessa área pra mulheres, ou se tem algum preconceito…

    O q está me ajudando é q meu marido trabalha nessa área e vai fazer facul junto comigo, já é uma pessoa pra me ajudar!

    Gostaria muito da sua opinião professor, farei minha matrícula essa semana, desde já grata, beijos!

    Curtir

    Responder
    • 57. edkallenn  |  segunda-feira, 17 janeiro, 2011 às 9:08 am

      Cara Lady Lidy,

      A demanda por profissionais em nossa área é tão grande que quase não há preconceito em relação às mulheres. Infelizmente tive que colocar o quase aqui porque sei do que algumas amigas e ex-alunas já passaram. Felizmente a quantidade de mulheres tem aumentado muito o que contribui para diminuir a resistência que empresas, terceirizadas e o púiblico em geral tem ao excelente trabalho que a grande maioria das mulheres na área (que eu conheço, pelo menos) tem a prestar. Bons estudos!

      Curtir

      Responder
  • 58. Nanda  |  quarta-feira, 19 janeiro, 2011 às 3:10 pm

    Boa tarde, professor e alunos que acompanham o blog!

    Estou iniciando o curso de S.I na faculdade Padre Anchieta – Jundiaí-sp. Gosto muito de informática, já fui instrutora também, mas apesar de gostar a ser curiosa para aprender e estar atualizada, confesso que estou com medo do curso, pois nunca fui muito boa em matemática. Entendo que devemos escolher uma profissão da qual gostamos, mas se pudermos aliar o “gostar” como o que temos facilidade para aprender e desenvolver, tudo seria mais fácil. Concordo quando o professor diz que qualquer que seja o curso que o aluno escolher, ele vai precisar de dedicar, estudar e estudar para ser um bom profissional. Porém, não podemos esquecer precisamos nos conhecer; nos perperguntar se temos o perfil do aluno bem sucedido, caso não, devemos entender que vamos ter mais dificuldade que os que já tem o perfil, mas isso não é para dar medo ou causar desistência, acho que desenvolver uma habilidade nos enche de orgulho e satisfação. Eu como sei que tenho dificuldade com matemática, mas mesmo assim, quero fazer esse curso, vou dar prioridade para essa disciplina e não vou desistir até que consiga.

    Bjos e boa sorte à todos!

    Curtir

    Responder
  • 59. viviane cristina  |  quarta-feira, 19 janeiro, 2011 às 4:46 pm

    prof to com muito medo de fazer si mais eu ja me matriculei numa faculdade não tenho experiência na aréa mais adoro computadores gostaria de sabe ser eu tiver alguma dificuldade posso pedir ajuda a um prof muito obrigada suas responda são muito boas parabéns

    Curtir

    Responder
  • 60. joel  |  quinta-feira, 20 janeiro, 2011 às 2:06 pm

    prof essas suas resp vai ajudar muitos estudantes adorei me fale qual a maior dificuldade do curso si e o a pespectiva d emp daqui a 4 anos valeu.

    Curtir

    Responder
  • 61. Thiago  |  quinta-feira, 10 março, 2011 às 3:50 pm

    Oi eu queria saber qual a média salarial para um profissional de si e quando eu terminar o curso vai ser fácil conseguir emprego e Quando eu terminar o curso vou poder trabalhar com oq ?

    Curtir

    Responder
  • 62. Camila  |  sábado, 9 abril, 2011 às 12:33 pm

    Estou do 3º período de sistemas e realmente é um curso difícil como muitos outros! A diferença.. é que além de ser dificil, você tem que gostar muito! Uma coisa é mecher no msn, orkut , facebook e etc. 24 horas por dia.. outra é vc trabalhar e programar e ou organizar redes 24 horas por dia! O problema é que além de difícil é estressaste! E CALCULO é o mais fácil de sistema de informação … A area da dinheiro, mas tem que gostar muito pra sobreviver!

    Curtir

    Responder
  • 63. Frederich  |  sábado, 23 abril, 2011 às 6:39 am

    Olá, a primeira coisa que quero fazer, é lhe parabenizar, segundo, é falar que você está enganado, o curso de SI não possui continha só nos dois primeiros períodos não, pois o curso do início ao fim roda em torno de pura matemática, terceiro, não são continhas do 2° Grau, nem escola particular se estuda limites.

    Curtir

    Responder
  • 64. Cristiano  |  domingo, 8 maio, 2011 às 1:17 am

    Boa noite!
    Estou no terceiro período de Sistemas de Informacão na UNESP, e até então, tive alguma matemática, e ainda terei mais. Gostaria de dizer que é necesário que fique claro: computacão é uma área do conhecimento que descende da matemática. Estudar computacão é estudar matemática, mesmo que você não esteja fazendo contas (estas também são comuns). Portanto, quando entrar num curso de SI, tenha em mente que está ingressando num curso de computacão, e por isso, terá que entender alguns conceitos matemáticos para fazer bem seu trabalho futuramente, seja ele acadêmico ou completamente comercial.

    Abracos!

    Curtir

    Responder
  • 65. Thalles  |  terça-feira, 31 maio, 2011 às 12:38 pm

    Eu gostaria muito de fazer essa faculdade de SI, mas a matemática me assusta. Eu queria saber se essa disciplina no curso é muito difícil. Sou apaixonado por tecnologia e computadores. Mas o problema é a matemática.

    Eu até tenho médias boas em matemática no colégio, mas eu sou meio lento pra aprender e tudo pra mim parece complicado no início.

    Além do mais, muita gente já me assustou dizendo que a matemática era O HORROR do curso, já outras disseram que não é nada muito diferente do Ensino Médio. Isso me confunde!

    Queria uma opinião de alguém da área, sei que o mercado é bom, e que eu seria um profissional muito satisfeito com o emprego. Mas o problema é a matemática!

    Curtir

    Responder
    • 66. edkallenn  |  terça-feira, 31 maio, 2011 às 2:43 pm

      Oi Thalles,

      Obrigado pela visita. Não se assuste de antemão com a matemática do curso de SI, pois a “quantidade dela” é bem menor que em outros cursos da área da Informática (como Engenharia da Computação e Ciência da Computação). Mesmo assim, não se assuste, não é nada difícil demais ou sobre-humano. Na maioria dos cursos de SI atuais as cátedras mais “cascudas” de matemática são optativas, portanto, relaxe. Se você tira boas notas não há porque se preocupar. Quanto a ser “lento”, isso também não é problema. Grandes matemáticos, como Poincaré, também se diziam assim (embora eu não acredite! hehe!). Resumindo: faça o curso sem medo. As oportunidades são muito maiores que as pequenas “dificuldades” que você possa ter com a matemática.

      Abs.

      Curtir

      Responder
      • 67. Thalles  |  terça-feira, 31 maio, 2011 às 4:18 pm

        Obrigado pela resposta! Agora é só aguardar o momento do vestibular!

        Deus abençoe!

        Curtir

  • 68. Guida  |  quinta-feira, 30 junho, 2011 às 2:50 am

    Professor,
    Já tenho técnico, tecnologo em redes e penso em fazer SI.
    Sou servidora federal em universidade na area de TI, mas para nível médio. Minha intenção é ter uma base melhor para concurso na area de Informática para alcançar melhores vencimentos.

    Trabalho tarde/noite e poderia fazer o curso pela manhã.
    Penso em iniciar o curso em 1 mês, mas estou em dúvidas se SI irá me dar essa base maior para concursos já que parte mais para o lado de programação.

    Já tive dois colegas um com Ciência da Computação e outro com SI que assumiram cargos de técnicos e a diferença de conhecimento nosso nem era tão grande assim.
    Fico com receio de dedicar a facu 4 anos e não adquirir a base que procuro. Tempo e grana investidos, entende? Já passei dos 34!

    Pode me aconselha? Fazer SI ou focar nos estudos por conta( já que tenho a graduação tecnologica) e ir fazendo concursos?

    Curtir

    Responder
    • 69. edkallenn  |  quinta-feira, 30 junho, 2011 às 11:32 am

      Cara Guida,

      Depende do tipo de conhecimento que vc quer obter. Acredito que se vc selecionar os conteúdos e/ou competências que deseja adquirir e e se eles não forem demasiados grandes ou complexos, partir para cursos ou certificações talvez seja mais efetivo diante dos motivos expostos por você. Coloque seus objetivos, deficiências e conteúdo que quer focar e faça uma análise cuidadosa. Se estes conteúdos forem gigantescos (ou vc precisar de muita atualização) talvez vc possa pensar no curso, caso contrário, é ir estudando (MUUITO) e fazendo os cursos e certificações. Abs.

      Curtir

      Responder
      • 70. Guida  |  quinta-feira, 30 junho, 2011 às 2:36 pm

        Obrigada, vou analisar de acordo com seus conselhos.

        Curtir

  • 71. Dayvidson da Silva Moreira  |  quarta-feira, 13 julho, 2011 às 8:32 pm

    Professor, tenho 18 anos, ja fiz curso técnico de hardware e trabalho nessa área de manutenção de computadores, pelo q eu vi SI ñ trabalha diretamente com hardware.
    Então o curso de SI ñ seja o ideal para mim?

    Curtir

    Responder
    • 72. edkallenn  |  quarta-feira, 13 julho, 2011 às 10:15 pm

      Sim e não Dayvidson.
      Sim porque há boas disciplinas de hardware na maioria dos currículos de SI. Agora se o que vc deseja é especializar-se no hardware mesmo então a idéia melhor seria partir para um curso de Engenharia da Computação. Eu aconselho vc a especializar-se em sistemas embarcados e microcontroladores, pois é um negócio que nunca sai de moda. Um grande abraço e continue estudando.

      Curtir

      Responder
  • 73. diego  |  quarta-feira, 24 agosto, 2011 às 10:30 pm

    cara entrei faz uma semana no curso não sabai que a matemática era tão dolorosa estou para desistir não suporto matemática ficar fazendo curso tirando 0 não da e ainda pagar caro para reprovar é de chorar, vou lutar até onde eu suportar.
    para quem está pensando em fazer SI pesquise primeiro o que vc vai estudar eu não pesquisei quando eu fiquei sabendo já era tarde eu já estava cursando, estou lascado 😦

    Curtir

    Responder
  • 74. maicon sarmento  |  quarta-feira, 12 outubro, 2011 às 3:16 pm

    o que dizer a esses patetas q dizem que estudar é complexo e fadigante. Bom, não estudar apenas ir a faculdade ver os outros avançarem na vida, nao saber fazer conta de porcentagem etc. o ruim meu amigo é ser burro e ignorante, não ter um pingo de conhecimento é muita auto humilhação . Nao saber quanto é 30% de um valor como 15,000 reais é muita burrice, ignorancia, otário etc. sistemas é o melhor curso q esto fazendo. mulher e estudo é tudo nessa vida. O ruim mesmo é ser burro e otário nessa vida!

    Curtir

    Responder
  • 75. Flávio  |  quinta-feira, 20 outubro, 2011 às 12:44 pm

    olá professor
    Estou pensando em SI aqui na UFJF. Até que me saio bem na matematica, e a area da informatica é interessante. Entretanto, não tenho nem um conhecimento aprofundado na area, nunca fiz nenhum curso informatico. Eu levo desvantagem? posso aprender tudo na informatica mesmo sem ‘Bagagem” ?
    obrigado e Abração

    Curtir

    Responder
  • 76. Neto Sales  |  quinta-feira, 3 novembro, 2011 às 9:34 pm

    Professor, boa noite. To fazendo ciências da computação à distância, e matemática discreta tem tirado o meu juízo. O modelo de ensino da minha faculdade é autonomia total para os alunos, e os encontros presencias são só para provas, entrega de trabalhos e pequenas discussões em grupos. Nada de video-aulas, videoconferência, etc. O material dos módulos também é bastante superficial e as video-aulas que tenho encontrado na internet estão quase todas em espanhol. Diante disso, estou encontrando bastante dificuldade em assimilar os conteúdos, principalmente funções, álgebra e homomorfismo. Tem algum material que possa me indicar? To gostando do curso, mas nesse molde é quase impossível, pois tem conceitos que não conseguimos absorver sozinhos de jeito nenhum.

    Curtir

    Responder
  • 78. Emanuel Barreto  |  quinta-feira, 17 novembro, 2011 às 8:17 pm

    Muito bom, já estava para desistir de fazer esse curso. Que eu amo computação, e é esse o curso que eu quero fazer. Com toda a certeza do mundo hj. Tenho apenas 14 anos, mas ja me descidi.
    Mas qual diferencia entre Ciência da Computação para o SI? Obrigado.

    Curtir

    Responder
  • 79. Elaine Reis de Araujo  |  quarta-feira, 7 dezembro, 2011 às 6:01 pm

    Olá prof! Ganhei uma bolsa de estudos 100 por cento paga este ano pelo PRO UNI em Sistemas de Informação e cursei o 1semestre mas tive muitas dificuldades pois não tenho muito conhecimento em informática e matematica , sem contar que a formação que o ensino medio das escolas publicas não me deram nenhuma estrutura, enfim, me perdi um pouco em Fundamentos de Redes e Algorítimos e decidi trancar a matrícula para não perder a Bolsa devido o baixo aproveitamento q tive no ultimo bimestre e vou iniciar o curso novamente no inicio do ano que vem.Tenho 26 anos e três filhos, sei que é um curso que exige muito concentração e estudo, o que é muito dificil pra mim já trabalho de segunda a sabado e tenho minha rotina em casa com as crianças…Mesmo assim não vou desistir dos estudos pois preciso urgentemente melhorar minha situação financeira,mas gostaria de sua opnião se devo ou não continuar nesta area ou optar por um curso que envolva menos calculos…

    Curtir

    Responder
    • 80. edkallenn  |  quinta-feira, 8 dezembro, 2011 às 4:07 pm

      Oi Elaine,tudo bom? Obrigado por comentar.

      Na verdade seu comentário me deixou emocionado e orgulhoso ao mesmo tempo. É bom saber e conhecer, mesmo de forma tão rápida o relato de alguém como você. Odeio dar esta resposta, mas, a verdade é que depende. Depende do que vc faz hoje, do seu interesse real na matéria (ou qual o seu objetivo com o curso). Você deve decidir-se sobre o que é importante para vc e por qual motivo vc escolheu este curso. Então a pergunta é: quais os seus objetivos imediatos? Dependendo da resposta vc pode finalizar o curso, especializar-se ou mesmo fazer um desses cursos técnólogos (que valem como nível superior mesmo em um tempo mais curto – cerca de dois ou tres anos). Espero que vc tome a decisão correta e mando um abraço para seus filhos.
      Até

      Curtir

      Responder
  • 81. gjgh  |  quinta-feira, 29 dezembro, 2011 às 10:31 am

    Um bom site para acompanhar conteúdos do curso é o http://www.sistemasdeinfo.com

    Curtir

    Responder
  • 82. Leo  |  quinta-feira, 12 janeiro, 2012 às 11:43 pm

    Ola Colegas de S.I. ou futuros colegas e Ola Prof.:
    Faço S.I. na FURG no sul do RS encontrei muita dificuldades em calculos … porem digo que metade delas foi por preguiça de estudar e (ou seja minha propria culpa) um outro pouco foi deficiencia do ensino medio e fundamental que no brasil é uma vergonha… mais cai na real e percebi que quem ta no inferno tem que abraçar o diabo,fui a luta, e no 4 bimestre no ultimo estudei pacas 12horas seguidas das 10da manha ate as 02da manha do outro dia, claro com pequenos intervalos almoco,janta,lanche… e bingo tirei 9,8 na prova de calculo(EDO) fui ao exame mesmo assim precisando de 4,2 e seguindo o mesmo modelo consegui tirar 8 no exame (APROVADO \o/ ) e na parte de INTRODUCAO A CIENCIA DA COMPUTACAO que é outro bixo papao de S.I. aqui ,levei meio que tirando o necessario para ir ao exame precisando de pouco e consegui passar tbm… de 40 que entrou apenas 5 passaram em todas as materias (eu um deles \o/)…
    Neste ano vou fazer diferente pois é melhor todo dia estudar 1 ou 2 horas doque deixar acumular e ter que estudar praticamente um dia inteiro …

    DIFICULDADE ENCONTREI E COM ESFORÇO E DEDICACAO INDO ANTRAS DO PROFESSOR PEDINDO EXPLICACAO CONSEGUI SUPERAR … ENTAO ONDE HOUVER ATENCAO E DEDICAÇAO É TUDO BEM MAIS FACIL…

    obs: NAO SOU FÃ DE MATEMATICA
    Prof tenho uma duvida em todos os empregos que pesquiso na area de S.i. vejo que precisa ter conhecimento da varias linguagens e ate alguns programas especificos e logo vendo minha grade curricular fica claro que na FACULDADE EU NAO VEREI ISSO como conseguirei uma vaga de emprego so com o diploma? ou se alem diploma terei que fazer inumeros cursos por fora pra poder ter chance no mercado de trabalho?? obs2: na facul so vejo linguagem C e so essa eu vi na vida alem de um pouco de pascal …

    Curtir

    Responder
    • 83. edkallenn  |  sexta-feira, 13 janeiro, 2012 às 12:47 am

      Caro Leonardo, isso dependerá de como e onde vc vai trabalhar.Na verdade, muito mais útil será a experiência que vc ganhará ao trabalhar com diferentes tecnologias e demandas de trabalho. Pode ser sim, que vc tenha que fazer alguns cursos para se aperfeiçoar py mesmo se atualizar.mas, em nossa área vc se verá fazendo isso a vidas inteira…

      Curtir

      Responder
  • 84. Marco Antonio  |  sexta-feira, 13 janeiro, 2012 às 11:45 am

    Boa tarde Amigos e Professores!
    Tenho 23 anos, apenas conclui o ensimo médio em tempo normal, trabalho em um escritório de contabilidade, gosto muito de computadores, leio muitas notícias sobre hardware, tecnologias novas e também games, há alguns anos fiz um curso intermediário de informática, possuo grande interesse na área de tecnlogias, seja em hardware ou em software. Feito uma breve aprensetação minha, venho pedir ajudar a formar uma opinião melhor sobre a profissão e curso que tenho grande intenção de começar em 2013.
    Pretende fazer o curso de Bacharel em Sistema de Informação, gostaria de saber mais sobre as matérias empregadas no curso, qual seria o nível de conhecimento durante o curso que é exigido do aluno sobre matemática e inglês, pois são duas coisas que tenho certa dificuldade, inglês creio ser muito mais fácil após ir mais afundo no assunto, porém matemática é um grande desafio a minha pessoa, preciso ter certeza do que irei fazer, pois não pretendo desistir no meio do curso e muito menos perder 4 anos e dinheiro também.

    Curtir

    Responder
    • 85. Leonardo  |  domingo, 22 janeiro, 2012 às 12:11 am

      Meu caro amigo o que eu posso lhe dizer é o seguinte… 1º ingles vc vera isso desde o inicio ate o fim do curso e concerteza no trabalho vc continuara vendo… mais tem um porem sempre ou quaze sempre sao as mesmas frases ou palavras em ingles e consecutivamente vc acabara decorando e alem disso depois de ler ler ler e ler um pouco mais esses trecos e comandos em ingles vc acabara se acostumando… se lembra como foi dificil aprender o portugues quando criança? É A MESMA COISA porem senao praticares nao adianta nada né?!
      2º ponto a matematica posso dizer por experiencia propria pois estou indo este ano pro 2º ano de curso e te digo na minha turma de 70 alunos que faziam calculo (40 bixo + 30 repetente) somente uns 8 passaram … é facil ? (o que na vida é facil?) dificil? (tudo na vida é dificil!) se nao estudares ou se simplismente assitir as aulas e achar que ja é o suficiente, te digo ESTUDES MAIS EM CASA DO QUE EM AULA so assim conseguiras ultrapassar a barreira de matematica(calculo)…

      Curtir

      Responder
  • 86. Nil  |  quarta-feira, 18 janeiro, 2012 às 4:37 pm

    Querio dizer que acabei de entrar pra faculdade, vou fazer sistema de informação e não vou pelo que as pessoas dizem se é facil ou dificil não é pq eles não conseguiram que eu também não vou conseguir, vou a luta quero quebra barreiras.
    grande abraço a todos

    Curtir

    Responder
  • 87. Paola  |  sexta-feira, 20 janeiro, 2012 às 11:11 pm

    Boa noite professor,
    Sou Paola e tenho 18 anos.Recentemente passei para o curso de nivel tecnologo em Sistema de Informação ,no IST Paracambi [Istituto Superior de Tecnologia].Confesso que estou cheia de duvidas enquanto a que profissão devo seguir ,acho que é “normal” da minha idade.Por isso,vou aproveitar que passei para esse curso e inicia-ló pra ver se gosto.Afinal,é em uma istituição publica e não pagarei nada por ele,Não sou nenhuma expert matematica,sempre fui aluna normal.Porém sempre esforçada e dedicada.Há pessoas que ficam falando que o curso é dificil e bem puxado.E o conhecimento que eu tenho na area de informatica é basico de um usuario,por isso nao são sei se é o melhor que devo fazer.O que vc acha professor,estou errada em tentar ?
    Desde já agradeço ..

    Curtir

    Responder
    • 88. edkallenn  |  segunda-feira, 23 janeiro, 2012 às 11:37 am

      Cara Paola,

      Seja bem-vinda e obrigado por comentar. A maioria dos cursos de nível superior têm uma certa dificuldade, portante não se assuste. Qualquer área que você escolher terá que se dedicar se quiser ser, de fato, uma boa profissional. Você não está errada em tentar o curso. Tenho amigas e amigos que hoje trabalham como Analistas (de suporte e de sistemas) que iniciaram pouco antes ou pouco depois de mim na faculdade que também não tinham conhecimentos avançados de informática e hoje se dão bem. Lembre-se: isso é muito bom, mas não é, de maneira alguma, um pré-requisito. Portanto, tente. Quem sabe você não se encanta com o poder dos algoritmos e a beleza da Ciência da Computação?
      Abs e volte sempre!

      Curtir

      Responder
  • 89. marcones borges  |  sexta-feira, 27 janeiro, 2012 às 12:48 pm

    exatamente vai dar força de vontade de cada um correr atraz d seu objetivo por mais complexo que seja o curso o negocio é estudar e se doar…para garantir um futuro profissional brilhante….

    Curtir

    Responder
  • 90. José Augusto Rocha Filho  |  sexta-feira, 17 fevereiro, 2012 às 9:08 pm

    Tenho 38 anos, sou Arquiteto a 15 anos e decidi fazer Sistemas de Informação no formato EAD. Sou apaixonado por computadores e quero dar essa guinada na vida. Será que terei muitas dificuldades?
    Abraços.

    Curtir

    Responder
    • 91. edkallenn  |  sexta-feira, 2 março, 2012 às 8:46 am

      Bom, sim e não caro José Augusto.
      Para mim, os sistema EAD traz algumas dificuldades como a intensa dedicação de horários e a rotina diferenciada de estudos. Se para você isso não for problema, então não haverá maiores dificuldades.
      Tudo depende bastante de força de vontade. Só a própria decisão de dar a guinada na vida mostra que você está disposto. Então, bons estudos!

      Curtir

      Responder
      • 92. José Augusto  |  sexta-feira, 2 março, 2012 às 10:03 am

        Agradeço a resposta e o estímulo. Realmente para mim é melhor poder estipular alguns horários, para não ficar preso.
        Fazer um tecnológico de Gestão de Sistema de Informações é uma boa pedida?
        Abraço

        Curtir

  • 93. Franciele  |  terça-feira, 21 fevereiro, 2012 às 9:35 pm

    Boa noite professor. Eu estou pensando em fazer o curso de S.I. mas estou com medo de fazer a escolha errada pois eh o oposto da minha área de atuação:o magistério. Já li bastante sobre o curso e me interessei de cara pois sou viciada em computador mas minha família acha que eh arriscado fazer um curso novo e mudar de direção de uma hora pra outra. Gostaria muito de uma opinião sua, afinal tens uma vasta experiência e está acostumado a lidar com situações como essa.
    Desde já agradeço muiiiiito. Abraços

    Curtir

    Responder
    • 94. edkallenn  |  sexta-feira, 2 março, 2012 às 8:50 am

      Cara Fran,
      Obrigado pela visita e volte sempre.
      Bom, eu acho que isso é possível se você não mudar de direção de forma tão brusca. Procure conhecer a nova área, fale com amigos que estão neste trabalho, visite locais, fale com alguns de seus alunos (ou ex-alunos) que se aventuraram pela seara dos bits, enfim, procure dimensionar cuidadosamente todos os desafios e dificuldades que estarão expostas à mudança e daí vá adquirindo a cultura dos bits (em relação à estudo e ao trabalho mesmo) aos poucos. Quando der por si já estará totalmente adaptada à nova realidade e com o diferencial de não ter perdido sua referencia e ainda reforçando a coluna daqueles que se propõem à uma das mais nobres profissões: ensinar (agora a informática). Abs e bons estudos.

      Curtir

      Responder
  • 95. Camila  |  quinta-feira, 15 março, 2012 às 8:57 pm

    Muito bom gosteii… Realmente é verdade. estudar, estudar e estudar, só tem a um jeito.
    Abraços….

    Curtir

    Responder
  • 96. Camila  |  quinta-feira, 15 março, 2012 às 8:58 pm

    Realmente é verdade…
    Gostei..
    Só ha um jeito estudar, estudar e estudar…
    Abraço, obrigada pela dica

    Curtir

    Responder
  • 97. Thaís Gabriele  |  terça-feira, 10 abril, 2012 às 5:56 pm

    Começo esse ano meu curso de SI, estou muito ansiosa!

    Curtir

    Responder
  • 98. Ketlen  |  sábado, 28 abril, 2012 às 9:14 pm

    Quando optei para fazer SI fiz uma vasta pesquisa,conversei com amigos que cursam e tive mais certeza da minha escolha,as vezes isso ajuda para mais tarde nao desistir.

    Curtir

    Responder
  • 99. Rodrig  |  terça-feira, 1 maio, 2012 às 10:36 pm

    Boa noite, professor. Gostaria de tirar uma dúvida.
    Estou prestes a me inscrever no vestibular para S.I em uma das melhores instituições do Rio de Janeiro, a Infnet, mas matemática foi a minha maior dificuldade no ensino médio. Não fui um dos alunos mais aplicados e estou tentando recuperar o tempo perdido. Terminei o 2º grau há 3 anos, e me perdi no tempo, mas ver as pessoas estudarem e crescerem me deu uma motivação absurda de recuperar esse tempo.
    Nunca fiz curso de ingles, mas tive no colegial e sempre tirei boas notas, entretanto creio que seja apenas o básico do básico.
    A instituição oferece ingles aos sábados e estou disposto a estudar o quanto for preciso para crescer na vida.
    Acha que conseguirei trabalhar e cursar S.I em uma faculdade tão puxada, mesmo não sendo muito bom em matemática?
    Muito obrigado.

    Curtir

    Responder
    • 100. edkallenn  |  quarta-feira, 2 maio, 2012 às 12:43 am

      Oi Rodrigo.
      Obrigado pela visita e por comentar.
      Acredito que sim, será possível. Tenho alunos que além de trabalharem e estudarem ainda moram no interior daqui do estado. Todos os dias pegam ônibus para virem e para voltarem para suas casas (uma viagem de aproximadamente 40 minutos), isso após o término das aulas, às 22 horas. Como o ônibus só sai depois de uns vinte minutos, eles chegam depois das 23 horas, todos os dias. E no dia seguinte ecomeçam a jornada. É puxado? Sim, mas ninguém que vence consegue as coisas de bandeja. Acredito que com esforço (coisa que vc parece ter de sobra) é possível, sim.
      Boa sorte e depois me conte aqui como está sendo suas experiências.
      Grande Abraço.

      Curtir

      Responder
  • 101. Rodrig  |  segunda-feira, 7 maio, 2012 às 3:01 pm

    Muito obrigado por tirar a minha dúvida. Me deu ainda mais forças para enfrentar esse desafio. Voltarei aqui sempre que puder.
    Abraço!

    Curtir

    Responder
  • 102. Tatiana  |  quarta-feira, 16 maio, 2012 às 8:38 am

    Gostei muito do post, sou da área da saúde mas gostaria de me arriscar nesta área pois estou descontente com o reconhecimento que estão dando para nosso esforço estudando muitoooooo, vi que estou a perguntar para a pessoa certa, vc acha que mesmo sem conhecimento técnico de informática somente o básico, consigo levar este curso adiante é claro correndo atras das minha dificuldades.
    Aguardo um retorno. Obrigada!

    Curtir

    Responder
    • 103. edkallenn  |  quarta-feira, 16 maio, 2012 às 9:23 am

      Oi Tatiana, tudo bom?
      Eu não apenas acho, mas tenho certeza que você conseguiria levar o curso adiante. Não se impressione com os conceitos, definições e a nova nomenclatura do início, pois isso é apenas o “ritual de passagem”. O principal você já tem que é o esforço e a vontade de aprender.
      Sucesso para você e passe sempre aqui para deixar as suas impressões.

      Curtir

      Responder
  • 104. otoniel  |  sábado, 19 maio, 2012 às 9:53 pm

    estou pensando em fazer este curso, e suas palavras serviram de motivação pra mim, muito obrigado!!

    Curtir

    Responder
  • 105. Cesar wagner  |  sábado, 9 junho, 2012 às 5:46 pm

    Pra fazer sistema de informacao precisa saber ingles?

    Curtir

    Responder
    • 106. edkallenn  |  segunda-feira, 11 junho, 2012 às 9:47 am

      Não é uma exigência formal, mas seria muito bom que você soubesse um pouquinho de Inglês! O ideal é ter domínio do idioma, mas sabendo um pouco e tendo vontade de aprender e disposição para pesquisar, vc se sai bem!

      Curtir

      Responder
  • 107. Weslley  |  sexta-feira, 15 junho, 2012 às 8:57 pm

    Precisava somente do que acabei de ler pra dar um empurrão! Estava com medo de começar sistemas pela minha dificuldade em matemática. Sou péssimo com números… mas como vc falo ai, basta usar os 3 princípios estudar, estudar e estudar. Nada é impossível!

    Curtir

    Responder
    • 108. edkallenn  |  segunda-feira, 18 junho, 2012 às 11:48 am

      Que bom que o texto serviu de motivação para você. Espero mesmo que você tenha bastante sucesso.
      Abs e volte sempre.

      Curtir

      Responder
  • 109. Thatyele  |  terça-feira, 17 julho, 2012 às 9:28 am

    Amei o post sobre o curso de SI. Eu fiz 2 vezes prova e passei nas 2 vezes, e fique um pouco com medo do curso, apesar de que gosto de matemática! Mas, muitas pessoas que fazem o curso ou que ja formaram falam que é bastante dificil que o que você aprendeu que x+y=xy vai mudar tudo, vai ser uma resposta totalmente não esperada. Mas, como eu adoro desafios na matemática vou entrar de cabeça firme, depois que eu li o seu post que eu me interessei mais ainda, estou super empolgada para chegar dia 06/08 e entrar na faculdade de cabeça firme e seguir o que você disse ” estudar, estudar e estudar”. Quando se quer alguma coisa, temos que batalhar e esforçar para conseguir tudo aquilo que queremos! Sem abaixar a cabeça para os obstáculos que vamos enfrentar diante do curso !! ADOREI o post e me ajudou muito.
    Abraços professor.

    Curtir

    Responder
    • 110. edkallenn  |  segunda-feira, 23 julho, 2012 às 11:59 am

      Obrigado pelas palavras, cara Thatyele.
      Espero que você tenha bastante sucesso!

      Curtir

      Responder
  • 111. Thatyele  |  terça-feira, 17 julho, 2012 às 9:41 am

    Professor, você tem algum livro que possa me recomendar para estar dando uma olhadinha de como é o curso de SI, a matemática dele, etc ..
    Agradeço desde já!
    Abraços

    Curtir

    Responder
  • 113. odilene  |  quinta-feira, 19 julho, 2012 às 7:36 am

    Ótima explicação, agora já sei qual curso irei fazer

    Curtir

    Responder
  • 114. Jedson Jean  |  domingo, 22 julho, 2012 às 11:16 am

    eu quero fazer sistema da informação, mas infeslimente calculo não é minha área, entretanto acho que o amor por algo faz com que vençamos todas as dificuldades, estou começando a estudar matemática enquanto estou de férias e sei que tenho calculo I e II
    durante os 3 ou 4 períodos, mas acho que quando se quer algo você consegue, independente de todas as dificuldades.

    Curtir

    Responder
  • 115. Jessica Anger  |  quarta-feira, 25 julho, 2012 às 4:21 pm

    Olá
    Eu tenho 21 anos e ainda não decidi qual curso fazer, o problema e solução é que eu sou bolsista do prouni, isso é um problema porque eu tenho que decidir de uma vez o que farei, e é minha solução porque eu poderei ter um curso superior e nao pagar nada por isso.
    A questão é que iniciei cursando Administração de empresas com gestão em TI, mas pensando pelo retorno financeiro tenho muito interesse em mudar para SI, porém tenho medo de não me dar bem na parte matemática do curso e perder a bolsa, mas eu já descobri q ADM não é minha área.
    E agora?

    Na minha familia eu não tenho o apoio de ninguem pois ninguem chegou a cursar um ensino superior então nem sabem o significado que isso tem para mim, e o fato de eu estar pensando tanto na parte financeira é porque eu me sustento sozinha, e tambem preciso ajudar minha familia.

    O meu receio é porque estudei em uma escola publica e posso nao conseguir acompanhar o ritmo dos professores.

    Curtir

    Responder
    • 116. edkallenn  |  terça-feira, 31 julho, 2012 às 5:10 pm

      Que maravilha!
      Eu também estudei em escola pública (no Acre) e isso nunca me impediu de ser um dos melhores alunos e me destacar tanto em concursos públicos (6 aprovações) quanto profissionalmente. Sim, há de se ter um pouco de dedicação e esforço, como tudo na vida, mas não tema: a matemática de SI não é, nem de longe, assustadora. Pelo contrário, é até gostosa de se trabalhar e estudar. Vá por mim, tudo dará certo! Depende apenas de você.
      Grande Abraço!

      Curtir

      Responder
  • 117. Ernandes  |  terça-feira, 31 julho, 2012 às 2:00 pm

    Olá. Me chamo Ernandes e estou concluindo o Ensino Médio este ano e preciso ter algumas informações sobre Sistemas de informação, se puder me ajudar me envia um email respondendo as perguntas abaixo, ou faça uma potagem e me envie o link. Gostaria de saber os seguinte:

    :: Qual a diferença entre Sistemas de informação e Ciência da computação?
    :: Como é o trabalho de um formado em SI? Ele trabalha com criação de software? Criação de web sites? Aprendemos PHP, HTML, XML, Java Script, ASP a programar sites?
    :: Quais os assuntos abordados no curso de Sistem. de informação?
    :: E as matérias? Cai muita matemática? Quais partes?
    :: Quais os tipos de empresa pode contratar um formado em Sistem. de informação?
    :: Ao se formar em Sistemas de informação posso trabalhar por conta própria? Fazendo oquê por exemplo?

    Eu pretendo fazer esse curso, e preciso de informações, se puder ajudar agradeço muito!
    rs.ernandes@gmail.com

    Curtir

    Responder
    • 118. edkallenn  |  terça-feira, 31 julho, 2012 às 5:08 pm

      Bom, vamos por partes (como Jack, o estripador! =D ).
      Em primeiro lugar, obrigado pela visita ao blog.
      Bom, há muitas diferenças, mas algumas são bem importantes. Ciência da Computação é um curso que se fundamenta na construção de sólida base de conceitos e teorias da computação como Algoritmos, Estruturas de Dados, Linguagens de Programação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Trabalha basicamente com software (embora também haja hardware no currículo) e o estudante se prepara com sólida formação em matemática e cálculo. Ao terminar ele está apto a atender demandas computacionais em ambientes, comercial, científico e industrial.
      Sistemas de informação é um curso que, grosso modo, baseia-se na teoria da Informação tratada computacionalmente. É muito parecido com Ciência da Computação (tendo diversas disciplinas em comum) mas se diferencia pelo enfoque na automação e no ambiente empresarial (ou mais voltada para o mercado). Tem portanto em seu currículo algumas disciplinas de Administração de Empresas, Recursos Humanos, negócios e outras mais “sociais” (sem esquecer da matemática suficiente para melhorar a lógica e entender os processos discretos). É um curso voltado para as organizações, e o tratamento automático pelo computador das informações organizacionais e corporativas. Em uma simplificação grosseira, o profissional de SI está mais voltado a aplicar a computação na resolução de problemas, especialmente em organizações (empresas), do que em desenvolver as soluções (caso de Ciências da Computação, por exemplo). São simplificações, pois ambos os cursos são riquíssimos e têm diversas nuances e grandes e numerosas carreiras a seguir.
      Sua segunda pergunta está relacionada a seu perfil profissional. Tenho colegas que estudaram comigo que após sair da faculdade JAMAIS programaram UMA só linha (trabalham em suporte, por exemplo), há outros que trabalham com teste de software, alguns em redes (suporte), e em desenvolvimento propriamente dito, enfim, depende do seu perfil. Ambos os cursos preparam as bases para você buscar a própria diferenciação e foco profissional.
      Eu, por exemplo, já trabalhei com suporte e manutenção, desenvolvimento (desktop e web), design (web), redes, ensino e manutenção de software. Ou seja, são cursos ricos, mas não esqueça: você dificilmente sairá um especialista. Você ganhará sólidas bases para, querendo, seguir quaisquer uma dessas carreiras.
      Em meu curso não aprendemos as linguagens de script nem as para a web (já que ela estava na infância no brasil ainda). Meu trabalho de graduação foi em Javascript (o que já demonstrava meu interesse pela área) e aprendi HTML na marra e sozinho. Fiz alguns cursos e aprendi tb PHP, XML e ASP. E trabalhei por conta própria (e apanhando muito) em algumas dezenas de sites (tive a facilidade de estar no setor público) onde pude, via tentativa e erro, aprender bastante.
      Os assuntos abordados no curso são estes que falei aí em cima. Cai matemática (mas não é nada muito complicado). Nada muito diferente do que vc já estava acostumado no segundo grau e não é, de maneira alguma, um obstáculo (é bem menos que em Ciências da Computação, por exemplo – e infelizmente para mim!).
      Como explanei acima praticamente TODAS as empresas em TODAS as áreas do conhecimento humano necessitam de certo tratamento automático das informações e o computador está no foco desta revolução. Portanto, praticamente todas as empresas farão uso do seu (e do nosso) serviço.
      Sim, ao se formar você pode sim trabalhar por conta própria. O primeiro passo é se especializar em algo e explorar a demanda. Veja meu caso, eu comecei desenvolvendo sites em casa, por conta própria e, de repente, estava trabalhando (e lecionando) o assunto de forma séria e profissional.
      Nesta área (como em muitas outras), a imaginação é o limite.
      Parabéns pela escolha. Dedique-se que tudo dará certo. Não esqueça o prolóquio de Confúcio: “Arrume um trabalho que lhe dê prazer, e você nunca terá que trabalhar na vida”.
      Grande Abs.

      Curtir

      Responder
  • 119. mynameisnosreme  |  quinta-feira, 2 agosto, 2012 às 8:28 pm

    Adoro informática, e sempre pensei em fazer Sistemas de Informação, mas aí surgia sempre a minha dúvida: Fazer ou não fazer? Afinal sou péssimo em matemática, rs. Hoje penso em pelo menos tentar, e ver o que eu consigo tirar de bom dessa experiência.

    Curtir

    Responder
    • 120. edkallenn  |  sexta-feira, 3 agosto, 2012 às 10:33 am

      Com certeza, você se sairá bem.
      Abs.

      Curtir

      Responder
  • 121. Sany Silva  |  domingo, 5 agosto, 2012 às 10:14 am

    Olá.Me chamo Sany, em primeiro lugar muito obrigada pelo esclarecimento, estou com 19 anos e com muitas dúvidas sobre qual curso escolher,mas sempre gostei muito de informatica, trabalho como Design gráfico tem uns 7 anos, mas não trabalha com diagramação,HTML entre outros,tenho muito interesse em me aprofundar no asssunto e descobri o curso de SI mas fiquei com muito medo por que todo mundo fala que é muito dificil e que é impossivel só sendo gênio pra fazer o curso, inclusive foi um professor meu que me deixou com esse medo,e fiquei com receio de tentar, mas graças a você perdi meu medo e irei agora tentar uma bolsa pelo enem e farei o curso sem medo e agradeço a você.

    Curtir

    Responder
    • 122. edkallenn  |  segunda-feira, 6 agosto, 2012 às 11:04 am

      Obrigado Sany.

      Fico feliz em ajudar. Depois volte aqui nesta caixa de comentários e conte as suas impressões.
      Grande Abraço e sucesso.

      Curtir

      Responder
  • 123. André Veríssimo  |  quarta-feira, 8 agosto, 2012 às 4:50 pm

    Comecei a faculdade de SI na Estácio por EAD e de ínicio achei difícil a matéria de algoritmo as regras de sintaxe dos comandos é difícil de memorizar, essa tem sido a minha maior dificuldade e sendo a distância então pior ainda,cheguei a pensar em desistir,mas tenho que acreditar e estudar.

    Curtir

    Responder
  • 124. André Veríssimo  |  quarta-feira, 8 agosto, 2012 às 4:58 pm

    Professor na sua opinião o que acha do curso de SI via EAD tem como ter uma boa formação em 4 anos de curso,pois é um curso mais teórico do que prático,ou seja,mais abstrato do que concreto,neste caso a dedicação terá que ser dobrada ou no mesma proporção da presencial.

    Curtir

    Responder
  • 125. Mateus Cesar Kuhn  |  quinta-feira, 9 agosto, 2012 às 12:21 pm

    Boa Tarde Estou pensando em fazer esse curso mas nao sei se pra min iria servir muito pois tenho um conhecimento em tecnologia como computador mas nao sou muito bom em matematica seria uma maneira de eu fazer esse curso ai ou seria perca de tempo? pois em computadores eu tenho um bom conhecimento deles sei mecher muito bem oque voce acha?

    Curtir

    Responder
  • 126. fábio  |  sexta-feira, 17 agosto, 2012 às 6:33 pm

    professor sistemas de informação e o curso mais indicado pra quem gosta de redes de computadores e não vai fazer redes ? sei que parece loucura, mas por favor me ajude.obrigado

    Curtir

    Responder
    • 127. edkallenn  |  terça-feira, 21 agosto, 2012 às 4:34 pm

      Não parece loucura, não.
      A resposta é sim e não. Em regiões onde só há SI (e não engenharia da computação), SI é a melhor pedida. Do contrário, fique com Engenharia da Computação.
      Mas se você gosta realmente de redes, faça REDES (também)!
      Abs.

      Curtir

      Responder
  • 128. Thais Avelino  |  segunda-feira, 24 setembro, 2012 às 1:24 pm

    caras… deixem disso matemática em SI nem é tão matemática assim… ‘so server como exercício de lógica… além do mais, depois que entrei no curso calculo virou minha matéria preferida..
    Também como professor que tive até fisica quantica ficaria uma matéria divertida..

    Curtir

    Responder
  • 129. ERIKA COSTA  |  quarta-feira, 26 setembro, 2012 às 12:44 pm

    EU ESTAVA CONFUSA EM CONTINUAR COM O CURSO MAS AS SUAS PALAVRAS ERA REALMENTE O QUE EU PRECISAVA OUVIR OBRIGADO VC CONTRIBUI PARA A MINHA CARREIRA PROFISSIONAL…

    Curtir

    Responder
    • 130. edkallenn  |  quarta-feira, 26 setembro, 2012 às 3:18 pm

      Que bom que pude ajudá-la, querida. Volte sempre.

      Curtir

      Responder
  • 131. adelberamaral  |  segunda-feira, 15 outubro, 2012 às 1:03 pm

    Olá professor meu nome é Adelber sou do norte de Minas Gerais e estou concluindo agora o 3º ano do ensino médio, e tenho como opção sistemas de informação por ter paixão pela área de TI. O vestibular chegou mais rápido do que imaginei e meu medo pelo curso que escolhi também, pensava em fazer Direito por ser a única área de humanas que me interessava mas sistemas chamou mais minha atenção, porém, o nível de ensino que tenho na escola pública me priva de um conhecimento mais amplo da temida matemática, da qual eu nem gosto, e era o que estava me amedrontando a fazer o curso. Quanto a isso tentei achar uma solução iniciando há 3 meses um curso de técnico de informática no qual a grade é parecido com sistemas, eu estou curtindo o curso já tive contato com uma matemática, com a implantação da matemática na computação por exemplo transformação hexadecimal em binário essas coisas, uma coisa básica. Meu medo estava grande, confesso. Então hoje, perto do vestibular que irei prestar pesquisei mais sobre o curso sobre a matemática aplicada, e confesso também que estava meio desanimado, mas apareceu sua página e suas palavras cativantes que me deram um ”tapa na cara” do estilo ACORDA PARA A VIDA qualquer área tem que estudar para adquirir conhecimento DE VERDADE e eu sou um ser humano igual qualquer outro, irei estudar, se conseguir passar irei fazer o curso e por mais que matemática seja difícil irei tentar aprender e extrair o máximo que puder no período que estiver ali dentro, você só aprende se estiver gostando tiver vontade de entender aquilo ali para aplicar no seu perfil profissional, assim como um médico tem que aprender células do corpo como você disse, espero que esse seja realmente meu caminho e que ali dentro eu tenha acesso a uma educação matemática mais clara da qual eu não tive acesso na escola onde estudo, com profissionais que me farão me apaixonar mais ainda pela área de TI, irei aprender mais. Parei, pensei e vi que tenho só 17 anos, é tempo de aprender, tentar e tentar mais uma vez. Obrigado pelas palavras estava precisando ler algo assim 🙂

    Curtir

    Responder
    • 132. edkallenn  |  terça-feira, 16 outubro, 2012 às 9:33 am

      Meu caro Adelber,

      Fico feliz em ajudá-lo em suas opções profissionais e de estudo!
      Grande abraço e sucesso!

      Curtir

      Responder
  • 133. Eduardo  |  segunda-feira, 26 novembro, 2012 às 10:20 am

    Estudar é importante, faço Sistemas de informação e acho difícil a parte de programação, mas quando pesquiso e corro atras consigo aprender coisas que eu realmente não acreditava que conseguiria, ou o quanto era simples e eu não sabia, é um conhecimento a longo prazo e padrão, algumas coisas mudam com as novas tecnologias mas o conceito é o mesmo. Entretanto existem outras coisas que me deixam com uma vontade imensa de pesquisar e aprender mais, por exemplo analise de requisitos ou banco de dados. Dispomos de muitas informações na internet e o conhecimento de outros ajuda e muito, blogs, fóruns, sites especializados em diversos assuntos, só depende da pessoa ter garra e vontade, se não tiver isso vai fazer outra coisa, pois a área de informática é para quem tem VONTADE.

    Curtir

    Responder
    • 134. edkallenn  |  sexta-feira, 30 novembro, 2012 às 4:05 pm

      É exatamente este o foco do artigo, caro Eduardo. Que bom que você entendeu o espírito de estudar e segue com o principal, força de vontade para aprender.
      Abs.

      Curtir

      Responder
  • 135. Frank Ribeiro  |  sábado, 26 janeiro, 2013 às 5:13 pm

    Esse post me deu um gás a mais para cursa SI!

    Curtir

    Responder
  • 136. Marcos Vinicius  |  quinta-feira, 7 fevereiro, 2013 às 7:24 pm

    Professor gosto de Informática e quero trabalhar com isso porque alem de gostar essa área de TI tem um futuro promissor acredito, fiz hoje minha matrícula para cursar Sistema de Informação, mas uma coisa me preocupa desde a inscrição do vestibular: A matemática, eu não sei nada! somente o básico, tem 4 anos que concluie o ensino médio, quero realizar o curso e me formar sem desistência.
    Você acha que com esforço posso aprender matemática e me sair bem nessa formação sem desistir? Aguardo obrigado.

    Curtir

    Responder
    • 137. edkallenn  |  sexta-feira, 8 fevereiro, 2013 às 12:04 pm

      Caro Marcos Vinicius,

      Tenho certeza que com um pouquinho de esforço você consegue.
      Perceba, que em algumas faculdades, o curso de SI já contempla bem pouca matemática (algo que sou radicalmente contra). Portanto, acredito que você não terá problemas.
      Qualquer coisa, mande um alô.
      Abs.
      Ed.

      Curtir

      Responder
  • 138. Cesar Rodrigues Ueler  |  quinta-feira, 21 março, 2013 às 2:45 pm

    e isso ai ,

    Curtir

    Responder
  • 139. Flávia  |  segunda-feira, 15 julho, 2013 às 11:45 pm

    Olá, tudo bem professor?
    Acho bacana um texto escrito há tanto tempo e ainda ser debatido e com questões sempre respondidas atenciosamente.
    Acabei chegando aqui por este receio com o curso de S.I. Estou pensando em tentar ingressar na área pela UFSCar EaD. Enfim, estudei em escola pública minha vida toda, nasci em uma família com bastante limitação financeira. Atualmente trabalho com meus sites, que criei sem nenhuma formação prévia, apenas pesquisando e lendo muito na internet e confesso com algum orgulho que fiz um bom trabalho, apesar de não ter embasamento profissional, apenas muita curiosidade e interesse. Concluí a educação básica sem dificuldades, mas nunca fui mestre em matemática, nem apaixonada pela área. Não tenho medo de precisar estudar e ler bastante, sou esforçada, mas tenho medo que a área seja demais para mim, já que não tenho muita experiência em informática. Estou pesquisando bastante para não acabar começando o curso e depois desistindo, infelizmente não tenho este tempo a perder, já que hoje com meus sites eu arco com a maior parte do sustento da minha casa e tenho que me virar sozinha, então preciso conciliar estudos e trabalho. Tenho 21 anos, mas sinto que meu tempo está passando. Seu texto me deixou mais tranquila e motivada quanto a isso, mas acha que vale a pena investir em um bacharelado EaD pela UFSCar ou tento um curso de tecnlógico presencial pela FATEC? Preciso ter uma base em informática? Tenho facilidade e disposição para aprender QUALQUER COISA, desde que eu aprenda do começo rsrsrs.

    Desculpe pelo longo comentário e parabéns pelo seu trabalho. Parece apenas uma página de internet, mas lida com algo muito importante para quem busca seu lugar ao sol!

    Curtir

    Responder
    • 140. edkallenn  |  segunda-feira, 22 julho, 2013 às 9:39 am

      Cara Flavia,

      Obrigado pelo seu comentário. Sabe que até eu me surpreendo com este texto de 2007 ainda chamar tanta atenção? Parabéns pelo seu esforço e dedicação. Sempre prezo pelo ensino superior, mas no seu caso, me parece que, devido sua demanda atual, cursos profissionalizantes ou técnicos na área de sua atuação são hoje uma prioridade maior. Vc não está ficando para trás, pois ainda é muito jovem. Invista neste ano neste tipo de curso e pense com mais calma e planejamento a graduação (que é sim, importante, principalmente para contatos e contratos futuros, tanto quanto seu portfólio de sites). Sucesso em sua empreitada. Mande links com o seu trabalho. Abs. Ed

      Curtir

      Responder
      • 141. Flávia  |  segunda-feira, 22 julho, 2013 às 11:21 pm

        Obrigada pela resposta!
        Minha madrinha costuma dizer que podem tirar tudo que temos na vida, mas o que sabemos ninguém consegue nos levar. Dou muito valor aos estudos, mas moro em cidade pequena, de interior, sem opção de ensino gratuito ou de qualidade. Acabei não conseguindo fazer o curso superior logo ao concluir o ensino médio, por isso sinto que estou perdendo muito tempo. Agora estou planejando me mudar para uma cidade maior, São José dos Campos, e estou explodindo de entusiasmo, pois vou poder finalmente realizar meu sonho de estudar. Por isso digo que o trabalho que você faz aqui é muito importante. Muitas pessoas como eu não conhecem a realidade de uma universidade e sentem medo de não estarem fazendo a escolha certa.

        Atualmente tenho três blogs, que desenvolvi por minha conta.

        http://clubebatom.com.br/
        http://apertaenter.com.br/
        http://cursoevestibular.com.br/

        Obrigada mais uma vez!

        Curtir

      • 142. edkallenn  |  terça-feira, 30 julho, 2013 às 11:42 am

        Cara Flavia,

        Parabéns pela escolha. Espero que tudo dê certo para você. Tenho certeza que tudo correrá bem. Gostei muito do seu trabalho. Continue assim e se futuro será brilhante. Se precisar de qualquer coisa, pode me enviar um email (edkallenn@bol.com.br). Volte sempre para contar as novidades (e sugestões de pesquisa e/ou posts). Abs.

        Curtir

  • 143. Daniel Henrique  |  quarta-feira, 4 setembro, 2013 às 11:25 am

    Olá, Professor.

    Fiz um ano de ciência da computação e por motivos alheios precisei parar o curso. Agora penso em voltar, mas não com Ciencia da Computação, mas sim com S.I. Gosto muuito de matemática e programação, do pouco que tive de SI na faculdade não me chamou muito a atenção, mas acho que o curso em si deve ser muito bom.

    Será que o que tem além da programação e matemática no curso vai me chamar a atenção?

    Curtir

    Responder
    • 144. edkallenn  |  quarta-feira, 18 setembro, 2013 às 9:47 am

      Certamente.
      Principalmente se vc gostar de análise.
      Grosso modo, o curso de SI é mais voltado para as organizações.
      Acredito que sim, o restante te chamarás atenção.
      Grande abraço!

      Curtir

      Responder
  • 145. Michelle Moreira  |  sábado, 12 outubro, 2013 às 8:35 am

    Olá, Professor,

    Iniciei no curso de SI este ano, mas tive que parar o curso no metade do 1º semestre… Tenho 21 anos, e decidi este ano dar início ao ensino superior, sem saber ao certo o que iria fazer, tive dúvida entre Direito e SI, visto que são duas extremidades totalmente diferentes. Ano que vem pretendo voltar e dar continuidade aos estudos, mas ainda com dúvidas quanto ao que fazer. SI é algo que me chamou muito a atenção, sempre gostei de lidar com computadores, e tudo o que sei (que não é muito) aprendi “fuçando”, e sempre lidei mto bem até com a parte de instalação, na hora de instalar um roteador e etc… Mas no curso de SI me deparei com algumas disciplinas que me deixaram um pouco em dúvida qto ao curso, quando entramos na parte de linguagem de programação me vi um pouco perdida, visto que 98% da minha sala eram homens, e todos eles sabiam o que o Profº falava quando pronunciava a palavra Java, e etc… mas eu no caso , nunca tive base nem conhecimentos sobre isso… e parecia estar nadando em praia desconhecida… e pior, sozinha! Quanto a parte matemática, sempre fui mto boa com cálculos, e sempre gostei de física e matemática por ter que desenvolver os mesmos… Minha pergunta é, o que fazer quando estou entrando num curso que nao tenho base e nao acompanho às aulas como os outros alunos , isso irá me impedir a minha desenvoltura durante o curso? Seria necessário eu saber ou pelo menos ter uma base do que sao essas linguagens, nem mesmo banco de dados eu sabia explicar teoricamente o que era… Obrigada, desde já…

    Curtir

    Responder
    • 146. edkallenn  |  domingo, 13 outubro, 2013 às 10:39 am

      Cara Michelle,

      Obrigado por comentar. Acredito que sua dificuldade é a todos que iniciam na programação, homens ou mulheres. Tente alternativas como videoaulas na internet mesmo. Há muitas videoaulas de programação em diversas linguagens, entre elas, Java. Procure algo relacionado também à lógica da programação.
      Abs e volte sempre.

      Curtir

      Responder
  • 147. miqueias  |  sexta-feira, 25 outubro, 2013 às 5:11 pm

    olá, minha experiência com a computação foi um susto tremendo e uma surpresa absurda de informações, porque alem de não fazer a mínima ideia do que iria estudar eu não me preparei. Me chamo Miquéias Jr. tenho por incrível que pareça 29 anos e sou formado em técnico em segurança do trabalho. Resolvi um dia fazer uma inscrição de uma bolsa de estudos e por sorte ganhei e escolhi informática; pensei: oba, informática? fácil num é ? kkkkkk estava totalmente enganado fiz logo para ciências da computação.

    O tempo passou e logo entrei na faculdade, mais, veio o terror! eu sou péssimo em matemática kkkk ai foi só vexame para acompanhar os estudos, cálculo 1, cálculo 2, nossa algorítimo vichi kkkk então fiz o que um aluno iniciante faria no meu lugar, sai da faculdade. 😦

    O tempo passou e procurei fazer na minha área mais só tinha engenharia e arquitetura vichi de novo kkkkkk então, fiz e refiz testes vocacional e até que….. imagina onde eu fui me meter??? INFORMÁTICA kkkkkkkkkkkk mais calma, ganhei a bolsa de novo, estudei um pouco antes, olhei as matérias e fiquei ciente do que queria; SISTEMA DE INFORMAÇÃO. ai você me pergunta; DE NOVO? eu respondo: SIM! sabe porquê? só uma frase mudou minha vida e meu entendimento. Só os fracos desistem, só os corajoso faz e só os fortes vencem. eu escolhi ser FORTE e é por isso que estou aqui tentando mais uma vez e por incrível que seja pessoal, ESTOU FELIZ E SEI FAZER E INTENDER ALGORÍTIMO que para mim era um MONSTRO. abraço e sucesso para todos e para você professor que não te conheço você é sem dúvidas um exemplo para nos alunos parabéns.

    Curtir

    Responder
    • 148. edkallenn  |  sexta-feira, 29 novembro, 2013 às 11:02 pm

      Parabéns pela perseverança Miqueias!
      Volte sempre. Grande abraço!

      Curtir

      Responder
  • 149. Pedro Ribeiro  |  segunda-feira, 4 novembro, 2013 às 10:16 am

    edkallenn…..Domingo Vou prestar Vestibular para Sistemas de Informação… Gostaria de tirar umas duvidas, se possivel… Tem algum e-mail que posso estar entrando em contato ? se Tiver Estou aguardando. o Meu segue nos campos de informaçoes desta mensagem ou aqui ( by.pedro@hotmail.com ) um abç.

    Curtir

    Responder
  • 150. Billy Paul  |  segunda-feira, 11 novembro, 2013 às 7:54 am

    Realmente.
    Desistem aqueles que não se decidiram ainda, que não gostam realmente da área.
    As desculpas são só desculpas.
    Estou no segundo semestre ainda. E pra ir com 10 tem que se esforçar muito. Mas gostar daquilo que faz é a primeira regra do sucesso Proficional.

    Curtir

    Responder
  • 151. Luana  |  segunda-feira, 6 janeiro, 2014 às 2:02 pm

    Boa tarde, preciso urgente de uma opiniao…bem, eu gosto de informatica…posso dizer que não sou fascinada por tecnologias, mas no fundo eu gosto. Faco um curso tecnico no Senac , de duração de 1 ano e meio…o curso é técnico em manutenção e suporte em informatica. Estou muito indecisa, eu quero muito fazer sistemas de informação, mas muitos dizem que programação é o bicho e matemática também e eu nunca fui boa em matemática, na verdade odeio. Eu acho que tenho certo conhecimento na ara de informatica por causa do curso que eu faço, entendo um pouco de redes, hardware etc. Gostaria de saber se o curso é muito difícil…se vale a pena eu fazer mesmo gostando e tendo certo conhecimento em informatica porem odiando calculos. Dizem que poucas mulheres fazem sistemas, e é verdade. So que eu ainda acho que se eu fizer sistemas eu tenho a me dar um pouco bem pelo conhecimento basico que ja tenho.

    Curtir

    Responder
    • 152. edkallenn  |  segunda-feira, 20 janeiro, 2014 às 12:45 pm

      Não é tão difícil Luana.
      Com um pouquinho de esforço você consegue. Os currículos doas atuais cursos de SI tem pouca matemática (o que vejo como um defeito), portanto, acho que vc vai se dar bem.

      Curtir

      Responder
  • 153. Luis  |  quinta-feira, 9 janeiro, 2014 às 4:27 am

    Estou bem colocado para analise de sistemas e SI na federal. Escolhi SI por que, pelo que me disseram e pela grade dos cursos, é mais focado na programação e é bacharelado (quero prestar concursos depois). Não sou bom em matemática, meu raciocínio é lerdo, mas com prática e perseverança eu acredito q tudo dará certo.
    As perguntas e respostas deste tópico ajudaram bastante.

    Curtir

    Responder
  • 154. edkallenn  |  quarta-feira, 13 agosto, 2014 às 7:09 pm

    Republicou isso em Computador de papel: o conteúdo da formae comentado:

    Publicado originalmente em 3 de abril de 2007. A discussão continua extremamente atual. Até hoje é o post com a maior quantidade de visualizações deste humilde blog!

    Curtir

    Responder
  • 155. Ana Áurea Medeiros  |  terça-feira, 14 outubro, 2014 às 8:38 pm

    Concordo perfeitamente, por isso que pretendo entrar na faculdade de SI e mesmo tendo a matemática que eu não curto mais sei que faz parte do nosso dia -a -dia eu não desistirei !!

    Curtir

    Responder
  • 156. Ariene Ferreira  |  segunda-feira, 26 janeiro, 2015 às 1:57 pm

    Oi Professor!
    Adorei o blog! Consegui uma vaga na PUC para Sistemas de Informação, não sou TOP em Matemática, mais é uma área que me instiga! Pensei em desistir, mais lendo aqui me deu forças e coragem para seguir em frente!
    Não precisa ser um experct para fazer algo, basta se empenhar!
    Boa Sorte a todos! E estudem !!!
    Bjs!

    Curtir

    Responder
    • 157. edkallenn  |  segunda-feira, 26 janeiro, 2015 às 6:40 pm

      Parabéns Ariene. Espero que você se identifique bastante com a área e aprenda muito e possa trabalhar neste campo incrível que é a computação!
      Abs e volte sempre!

      Curtir

      Responder
  • 158. rea  |  sexta-feira, 13 fevereiro, 2015 às 5:45 pm

    rea

    Respondam-me: Sistemas de Informação é um curso difícil? | Computador de papel: o conteúdo da forma

    Curtir

    Responder
  • 159. Guilherme Xaxier  |  quinta-feira, 12 março, 2015 às 2:44 am

    Parabéns pelo blog professor, conseguir tira muito dúvida em relação ao curso de SI.

    Curtir

    Responder
  • 160. hero.makdown.com  |  quinta-feira, 18 junho, 2015 às 6:13 pm

    hero.makdown.com

    Respondam-me: Sistemas de Informação é um curso difícil? | Computador de papel: o conteúdo da forma

    Curtir

    Responder
  • 161. online bingo  |  quinta-feira, 18 junho, 2015 às 7:49 pm

    online bingo

    Respondam-me: Sistemas de Informação é um curso difícil? | Computador de papel: o conteúdo da forma

    Curtir

    Responder
  • 162. Bestusbingo.Com  |  domingo, 5 julho, 2015 às 6:09 am

    Bestusbingo.Com

    Respondam-me: Sistemas de Informação é um curso difícil? | Computador de papel: o conteúdo da forma

    Curtir

    Responder
  • 163. cheeky bingo  |  sábado, 22 agosto, 2015 às 3:33 pm

    cheeky bingo

    Respondam-me: Sistemas de Informação é um curso difícil? | Computador de papel: o conteúdo da forma

    Curtir

    Responder
  • 164. Arthur  |  sábado, 12 dezembro, 2015 às 2:03 pm

    Se você acha que Sistema de informação é dificil, não faça Ciencia da Computação então 😀

    Curtir

    Responder
  • 165. Roberval Ruscelino  |  segunda-feira, 21 dezembro, 2015 às 6:49 am

    Olá, professor Ed! Adorei o seu blog. Li todas as suas respostas aos comentários no decorrer desses anos e me motivei ainda mais sobre estudar a área de Sistema de Informação. No entanto, pergunto ao sr. se a empregabilidade para o graduado em sistema de informação ainda está em alta e se há previsão de que ela irá permanecer assim nos próximos 5 anos? Pergunto isso porque estou largando minha carreira (direito) e decidido a começar de novo em algo que realmente sempre gostei (tecnologia).

    Abraço! Agradeço demais às boas informações prestadas e a luz do conhecimento, com tamanha atenção e detalhe, que o senhor, professor, nos traz.

    Curtir

    Responder
  • 167. Rodrigo Ortega  |  sexta-feira, 15 janeiro, 2016 às 3:11 pm

    Ola, professor prestei o vestibular para S.I porem nao tenho conhecimento nenhum sobre informatica, sera que vou ter muita dificuldade com o curso?

    Curtir

    Responder
    • 168. edkallenn  |  sexta-feira, 15 janeiro, 2016 às 7:22 pm

      Acredito que não. Com um pouco de esforço e dedicação, você consegue.
      Abraço e bom curso!

      Curtir

      Responder
    • 169. Eduardo Augusto  |  sexta-feira, 15 janeiro, 2016 às 8:37 pm

      Conclui o curso em julho de 2015, na época trabalhava até as 18 e as aulas iniciavam as 18:50, somente dava tempo de tomar um banho e ir direto para faculdade, digo que é difícil, mas qual curso não é? A questão é se você gosta ou não, eu sempre tive muito interesse em saber como se faziam sites, programas, como a internet funcionava, coisas básicas. Digo que não é fácil, pois com uma rotina destas nem sempre você está disposto a aprender. As aulas de programação para quem nunca tinha ouvido falar em um “FOR” na vida foram muito difíceis, não havia como chutar uma resposta, ou eu sabia ou tomava bomba, e meu professor passando várias referencias para estudar, me desprendi da vida social, para conseguir entender alguma coisa daquilo que não tinha nem noção, quando estava me empolgando aprendendo alguma coisa, aparecia outro problema, e parecia que voltava a estaca zero. Enfim, digo que o curso ensina também a ter disciplina, organização, esforço e dedicação. Infelizmente não fiz estágio pois não consegui bolsa de estudos e o preço era 30% a mais do que ganharia em um estágio, fora os custos com transporte, alimentação e material para estudo, esta difícil entrar no mercado pois existe pessoas muito mais qualificadas do que eu, dizer que sou esforçado e empenhado nas entrevistas não valem mais do que 1 ano de experiência, se for fazer um curso o estágio é muito importante, aproveite quando aparecer uma oportunidade, depois que terminei o curso ainda continuo aprendendo todo dia, outras linguagens, outros métodos e obtendo mais e mais conhecimento, pois acredito que é a unica coisa que ninguém pode tirar de você, boa sorte para quem iniciar, força e determinação para ir até o fim.

      Curtir

      Responder
  • 170. Samuel Santos  |  sexta-feira, 1 abril, 2016 às 9:35 pm

    Concordo com o ponto de vista do professor. Porém, creio que no que diz respeito ao Calculo e Álgebra em Sistemas de Informação falta um grande dom aos professores tanto no ensino médio quanto na faculdade: o dom de instigar seus alunos a desejarem desvendar estes códigos indecifráveis para a grande maioria que estudam estas disciplinas, mas, no dia não veem serventia nenhuma para elas. Eu, por exemplo, optei por cursar Sistemas de Informação porque me apaixonei por Informática e almejo trabalhar nesta área seja no desenvolvimento de softwares, seja na manutenção de PC’s. Contudo ainda não vi a relevância explicita no contexto da manutenção de computadores para que eu deva aprender Calculo. Na faculdade o professor já chega metralhando o quadro com um monte de f(x) e diz que se estamos ali é porque conseguimos compreender naturalmente aquela lógica que é ininteligível para alguém que concluiu o ensino médio, mas que por falta de oportunidade teve de permanecer cinco anos sem pisar numa sala de aula. Naturalmente, esqueci-me de tudo visto no 2º grau referente aos assuntos abordados em aulas chatas de matemática (nesse meio tempo nada do que foi visto em matemática – funções, por exemplo, serviu para que eu trouxesse o alimento para a mesa ou salvasse a vida de alguém. E vivi muito bem durante este período. Aí vem a questão: alguém pode me explicar à importância pratica (por favor, não me venha com uma explicação sobre o desenvolvimento da Humanidade, pois a humanidade não vai me sustentar de bom grado) do Calculo Diferencial e Integral? De que forma ele pode contribuir diretamente para com a felicidade de um individuo normal que só deseja concluir o Ensino Superior e trabalhar muito, ajudando as pessoas a resolverem seus problemas corriqueiros de Informática?

    Curtir

    Responder
    • 171. edkallenn  |  segunda-feira, 4 abril, 2016 às 4:33 pm

      Caro Samuel,
      Você tem razão. Muitas vezes não vemos a serventia prática de muitas coisas das quais estudamos, mas, perceba, que isso não é um problema das disciplinas, e sim dos professores (além de uma parcela de culpa dos alunos, também). Ok, vamos ao cálculo. Na prática, TUDO O QUE SE MOVE é regido pelo cálculo diferencial e integral. Precisamos de cálculo na Informática, primeiro para ENTENDER como os números funcionam (principalmente os reais), descobrir o comportamento de funções como a exponencial (e cálculo de juros e outras demandas), cálculo de áreas (programas gráficos), raízes quadradas, cúbicas e etc (cálculo numérico), programas que usam grafos (matrizes, determinantes, etc), enfim, há muitas, muitas aplicações para o cálculo diferencial e integral na Informática, principalmente porque o estudo de Matemática nos auxilia a pensar melhor diversos problemas computacionais que envolvem em sua resolução conceitos de funções.
      Abraço e volte sempre.

      Curtir

      Responder
  • 172. Kamila Lima  |  terça-feira, 24 maio, 2016 às 9:21 am

    No momento estou na mesma situação do seu aluno. A 1 ano e meio cursando o curso de Sistemas de Informação porque não conseguir entrar no curso que queria e só me restou esse. Tenho muita dificuldade de entender os conteúdos das disciplinas, e não é por falta de estudo pois eu estudo bastante, é por eu não conseguir entender mesmo e umas das dificuldades mais graves é de programar. Ainda estou no meio termo não sei se continuo e me torno um péssimo profissional por não gostar da área ou saio com as mãos abanando e ficar estudando em casa para passar em outra, a opção que provavelmente estou disposta a fazer é continuar no curso mesmo com reprovações e dificuldades ate entrar em outro curso. Queria conselhos sobre o problema, por você licenciar a área deve saber como me ajudar.

    Curtir

    Responder
    • 173. edkallenn  |  terça-feira, 24 maio, 2016 às 11:32 am

      A verdade, Kamila, é que a dificuldade em programar existe mesmo, principalmente relacionada à lógica da programação. Acredito em você e imagino seu esforço. O que eu acho da sua situação? Eu deveria, primeiro, saber qual curso você quis inicialmente para saber se há afinidades com a informática ou com a tecnologia.De qualquer forma, acho que você não deveria se martirizar tanto. Siga no curso até onde você achar que ele lhe está sendo útil. Senão, não será o fim do mundo se você deixá-lo. O que vc estudou nunca terá sido em vão. Quantos profissionais não mudam de carreira durante a vida? Isso é natural. Acredite, melhor que do que ser um profissional “meia-boca” é ser um profissional infeliz. Até.

      Curtir

      Responder
  • 174. Jefferson  |  sábado, 25 junho, 2016 às 12:03 pm

    Todos os cursos na área de TI São meio difíceis, infelizmente!!!

    Curtir

    Responder
  • 175. João Pedro França de Carvalho  |  quarta-feira, 29 junho, 2016 às 10:08 am

    Boa Tarde !
    Estou em uma breve “luta” para passar no vestibular para Sistemas de Informação
    Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, com as matérias de mais peso no vestibular da área em questão ??!!

    Tenho focado bastante na matemática …

    Quero o curso de Sistemas de Informação na UFF – Universidade Federal Fluminense de Niteroi- Rio de Janeiro
    O ingresso se faz pelo Enem …

    Desde já agradeço ! 🙂

    Curtir

    Responder
    • 176. edkallenn  |  quarta-feira, 29 junho, 2016 às 10:38 am

      Há vários canais de matemática no Youtube que você pode assinar para acompanhar as aulas e treinar sua matemática.
      Abs.

      Curtir

      Responder
  • 177. Tainá  |  domingo, 10 julho, 2016 às 12:48 pm

    Adorei! Eu irei começar Si em agosto e confesso que estou preocupada com os cálculos já que nunca fui boa, na verdade sou péssima hahaha, mas eu acredito que não a nada nessa vida que não se aprenda, quero me empenhar muito. Gostaris de saber professor, o que cai de matemática em Si? Eu gostaria de me preparar um pouco antes do curso pra não levar um “choque” já que como eu disse anteriormente que não sou boa em matemática. Poderia me orientar? Agradeço desde já!

    Curtir

    Responder
    • 178. edkallenn  |  segunda-feira, 11 julho, 2016 às 8:20 am

      É pouca coisa, Tainá.
      Um pouco de Matemática discreta, probabilidades e (em alguns cursos) cálculo. Nada que assuste!
      Obrigado e volte sempre

      Curtir

      Responder
  • 179. junior gomes  |  quarta-feira, 8 fevereiro, 2017 às 1:00 pm

    boa tarde , vou entrar para o curso de sistema de informação este ano , porém so ler as respostas dos outros não me tranquilizou , poderia me passar o que cai de matematica ? pois como a maioria nao sou fã de matematica , porem gosto de informatica e tirando a matematica o resto é cmg , mas nao quero fazer o curso sabendo que no 1 mes a matematica me derrubara …

    Curtir

    Responder
  • 180. junior gomes  |  quarta-feira, 8 fevereiro, 2017 às 1:12 pm

    CURSO DE SITEMA DE INFORMAÇÃO MATEMATICA CHATA? COMPLICADA ? ESTOU PERDIDO SCRR

    Curtir

    Responder
  • 181. apenassolitário  |  sexta-feira, 24 fevereiro, 2017 às 1:19 pm

    Estou em dúvida se faço Analise e desenvolvimento de sistemas na Fatec Zona Leste ou Sistemas de Informação na USP Leste.

    Curtir

    Responder
  • 182. Paulo Sérgio Carlos  |  domingo, 18 novembro, 2018 às 5:33 pm

    Tudo que precisa ouvir. Um bom conselho na hora certa.

    Curtir

    Responder
  • 183. Railda almeida chaves  |  domingo, 20 janeiro, 2019 às 6:49 pm

    oi gostaria de saber se quem faz graduação em sistema de informação pode dar aula de informatica basica? obs ainda estou cursando ” ” plano B” KK

    Curtir

    Responder
  • 184. Railda almeida chaves  |  domingo, 20 janeiro, 2019 às 6:51 pm

    oi gostaria de saber se quem faz graduação em sistema de informação pode dar aula de informatica basica? obs ainda estou cursando ” ” plano B” KK

    Curtir

    Responder
    • 185. edkallenn  |  terça-feira, 22 janeiro, 2019 às 4:43 pm

      Bom, para dar aula de informática básica não é necessário ter graduação em SI ou qualquer outro curso. Basicamente, basta um curso técnico e comprovados conhecimentos na área.

      Curtir

      Responder
  • 186. Tatiane Cristina  |  quarta-feira, 20 fevereiro, 2019 às 5:17 am

    Bom dia, professor! Eu tenho 40 anos, sou muito boa em matemática . Portanto, fiz a inscrição para gestão da informa e com seu texto , fiquei até animada. Concordo que em qualquer curso escolhido se deve estudar bastante , se não como aprende?? Espero realmente que eu consiga , pois não entendo muito de computador também . Mas fiquei muito satisfeita e motivada pelo texto.

    Curtir

    Responder
  • 187. Tatiane Cristina  |  quarta-feira, 20 fevereiro, 2019 às 5:20 am

    Bom dia, professor! Eu tenho 40 anos, não sou muito boa em matemática . Portanto, fiz a inscrição para gestão da informa e com seu texto , fiquei até animada. Concordo que em qualquer curso escolhido se deve estudar bastante , se não como aprende?? Espero realmente que eu consiga , pois não entendo muito de computador também . Mas fiquei muito satisfeita e motivada pelo texto.

    Curtir

    Responder
    • 188. edkallenn  |  quarta-feira, 20 fevereiro, 2019 às 4:15 pm

      Que bom que o texto a motivou. Como eu disse, existe matemática sim, mas ela não é assustadora como muitos imaginam…
      Inclusive hoje tenho aula de Matemática para a turma de Sistemas e Redes.
      Vai dar tudo certo. Depois você passa aqui e nos conta como está sendo a experiência!

      Curtir

      Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Follow Computador de papel: o conteúdo da forma on WordPress.com

Feeds

O Computador de Papel

O computador de papel nada mais é do que a tentativa de "humanizar" o computador, trazê-lo para a fantasia lúdica da realidade, fazê-lo compreendido pelos milhares que o usam, mas não o entendem. Nasceu de minhas viagens intelectuais defronte da tela de fósforo um dia em que ele retrucou-me: decifra-me ou te devoro. Para não ser devorado, ousei decifrá-lo. É também onde posto minhas aulas, meus trabalhos, minhas impressões de um pouco de nada sobre coisa nenhuma. É o local onde falo das minhas paixões, entre elas, a música, o cinema, a TI e a ciência. É um espaço de discussão sobre a realidade do computador, sua influência, seus avanços, o exercício do óbvio que é mostrar a sua importância no e para o mundo. Tem o estilo de seu criador, acelerado, com um tom sempre professoral, tresloucado, por vezes verborrágico, insano, nevrálgico, sem arroubos literários, atônito e contemplativo diante da realidade, apaixonado, livre, feito para mostrar que a TI é antes de tudo, feita por gente!

Mais acessados

  • Nenhum

Estatísticas do blog

  • 151.626 cliques e contando...

Agenda de posts

abril 2007
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30